Aegir (Conceito, Significado, O que é)

Quem é Aegir: Aegir é o deus da mitologia escandinava dos mares e oceanos e que os grandes deuses tinham de trazer subjugado. Aegir era, simultaneamente…

Quem é Aegir

Aegir é, na mitologia escandinava, o deus dos mares e oceanos e que os grandes deuses tinham de trazer subjugado. Aegir era, simultaneamente objeto de culto e de temor pelos marinheiros pois estes acreditavam que ele surgia de tempos a tempos na superfície do mar para pegar nos homens e seus navios para os levar para o seu salão no fundo do mar. Uma forma de apaziguar Aegir era através de sacrifícios, muitas vezes prisioneiros que os marinheiros sacrificavam antes de iniciar a viagem. A esposa de Aegir era a deusa Ran, união da qual nasceram as suas 9 filhas: as donzelas das ondas (que personificam as ondas do mar) que se vestiam com mantos e véus brancos.

Apesar de ser geralmente apresentado como o deus Vadir dos mares e oceanos, não existe absoluta unanimidade nos interpretes quanto ao ‘lugar’ de Aegir no panteão da mitologia nórdica. De facto, alguns intérpretes não consideram Vadir um deus nem do clã Vadir nem do clã Aesir, mas antes como um gigante amigo dos deuses (tal como a sua esposa Ran e as suas nove filhas) que tinha como função comandar as criaturas marinhas e os outros gigantes do mar (os Jotuns).

226 Visualizações 1 Total
226 Visualizações

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo

Flag Counter