Avesta

O que é o Avesta

O Avesta (também grafado Zendavesta) é o livro sagrado de zoroastrismo (e atualmente dos Parsis), cujos textos, juntamente com os textos do Pálavi, formam as escrituras desta religião da antiga Pérsia.

Tal como a Bíblia judaico-cristão, o Avesta é também uma coleção de livros sagrados escritos durante um longo período de tempo. A grande diferença relativamente à Bíblia é que o Avesta é mais um livro de orações com rezas, regras morais e procedimentos litúrgicos enquanto a Bíblia é um livro mais narrativo e com forte cariz histórico.

A parte mais antiga, os Gathas, são sermões em verso escritos por Zaratustra. O resto é posterior e, nalguns casos, representa uma concepção religiosa já bastante deturpada. Tal é o caso dos Yasths, hinos de circunstância para as diversas festividades em honra de várias divindades, por exemplo. Mais tarde, apareceram comentários às suas diversas partes (nota: em persa, comentário diz-se zend – daí o nome de Zend-Avesta).

40 Visualizações 2 Total
40 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo