Ahriman

O termo Ahriman denomina a entidade representativa do mal na mitologia do zoroastrismo, em contraponto com o lado benigno de Ahura Mazda

Ahriman é uma das divindades da antiga religião Persa o zoroastrismo, é a representação do mal.

Para muitos estudiosos o zoroastrismo pode ter estado na génese ideológica das religiões do Livro, Judaísmo, Cristianismo e Islão. Esta religião surgiu no decurso do segundo milénio antes do nascimento de Cristo possuía quatro pilares fundamentais presentes nas crenças judaicas e mais tarde nas cristãs e islâmicas. A crença na chegada do Messias, na imortalidade da alma, no Juízo Final com a ressurreição dos mortos.

Assim como nas três religiões do livro o confronto entre o bem e o mal, o julgamento do ser humano, são características fundamentais e ideológicas que conduzem ao momento de julgamento final no zoroastrismo. Como encarnação de todo o mal é esta a importância que, Ahriman tem na mitologia do zoroastrismo.

Zurvan, principal divindade do zoroastrismo continha em si a masculinidade e feminidade teve dois gémeos Angra Mainyu, também conhecido como Ahriman e Ahura Masda. Zurvan é o Tempo e o Espaço, profetizou que o primeiro filho seria o mais forte e que o seu Reino do mal duraria mil anos, assim nasceu Ahriman como primogénito.

Ahriman procura a destruição, a depravação da humanidade, a morte, a inveja, as intrigas, o desespero da raça humana. É o responsável pelo mal executado pelos homens, utilizando a manipulação, o engano, o desejo como formas de desviar o ser humano do caminho do bem encarnado na figura do seu irmão Ahura Masda. No fim o bem triunfará sobre o mal, assim como é profetizado nas três religiões do livro.

As semelhanças com a entidade maligna da tradição judaica e cristã são evidentes, é credível que Satanás tenha sido inspirado nesta entidade, para crentes religiosos e defensores da luta entre bem e o mal esta similaridade também poderá significar que nenhuma mitologia baseou-se na outra, mas que entidades religiosas com preceitos ideológicos distintos chegaram às mesmas conclusões e que definem as mesmas coisas com nomes distintos.

479 Visualizações 6 Total
479 Visualizações

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo

Flag Counter