Adapa (Mitologia Suméria)

Quem foi Adapa: Na mitologia sumério-arcaica, Adapa foi o primeiro homem, criado por Ea (ou Enki em sumério), o deus da sabedoria e rei da…

Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»

Quem foi Adapa

Na mitologia sumério-arcaica, Adapa foi o primeiro homem, criado por Ea (ou Enki em sumério), o deus da sabedoria e rei da antiga cidade de Eridu. A lenda conta que AdapaAdapa foi um dos sete sábios pré-diluvianos enviados por Ea para trazer as artes da civilização para a humanidade. Uma das artes, introduzidas por Adapa foi a prática de ritos religiosos na cidade de Eridu onde foi rei-sacerdote no templo E’Apsu.

A certa altura o deus Anu convocou Adapa à sua presença. Ea, seu pai, pensando que Anu o pretendia castigar por ele ter quebrado as asas de Ninlil do Vento Sul que tinha derrubado o seu barco de pesca, aconselhou-o a não tomar nada que lhe fosse dado para beber ou para comer, e a limitar-se apenas a pedir desculpa pelas suas acções. Mas, em lugar do pão e da água da morte, Anu ofereceu-lhe o pão e a água da vida. Seguindo o conselho de Ea, Adapa recusou e teve de ficar sujeito à morte, bem como toda a humanidade que se lhe seguiu.

Existem muitas semelhanças entre a história de Adapa e a história de Adão narrada no livro do Génesis, sendo muito provável que uma história tenha influenciado a outra.

3174 Visualizações 1 Total
3174 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.