Gigantes

Gigantes são criaturas de enormes proporções físicas, pertencentes a inúmeros folclores ao redor do mundo.

Gigantes são criaturas pertencentes a diversas culturas e folclores. Sua origem varia de acordo com as lendas das quais fazem parte. É comum, no entanto, que sejam descritos como figuras de corpos humanoides, mas de grande tamanho. A sua elevada estatura atribui a eles uma força física e uma resistência anormais.

Nas narrativas míticas e mitológicas é muito comum que quanto maior a estatura e a força física de uma criatura, menor é sua inteligência. Gigantes são vistos, portanto, como seres ignorantes e burros na maioria das narrativas. Em algumas são descritos com capacidades intelectuais e dotados de empatia e amizade por outros seres.

É comum que se atribua aos gigantes a habilidade mágica de se transformarem em qualquer criatura, sendo animada ou não. Constrói-se assim um traço importante da personalidade dessas criaturas, que é a de enganar qualquer ser que cruzar à sua frente.

Gigantes na Bíblia e nas mitologias nórdica e grega

Eles aparecem em mitologias conhecidas, como a nórdica e a grega, e mesmo na Bíblia. Na nórdica eram inimigos mortais dos deuses. Havia gigantes de gelo e de fogo. Um dos mais famosos é Geirröd, que lutou mortalmente contra o deus Thor, filho do Pai-de-Todos Odin.

Na Bíblia, os gigantes são mencionados no livro de Gênesis, capítulo 6, no versículo 4:

Havia naqueles dias gigantes na terra; e também depois, quando os filhos de Deus se achegaram às filhas dos homens, e delas geraram filhos; esses eram os valentes que houve na antiguidade, os homens de fama”

Há também Golias, um famoso gigante bíblico, que teria lutado contra Davi.

Na mitologia grega, os gigantes têm um papel fundamental. Seu mito é contado na Gigantomaquia. De acordo com esse texto, esses seres eram filhos de Gaia. Teriam surgido após o esperma de Urano cair sobre a terra quando Cronos o castrou. Em outras versões, eles são filhos de Gaia com Tártaro.

Para os gregos, nem sempre essas criaturas eram de proporções enormes. Eram vistas sempre como violentas, bélicas e fisicamente fortes. Na Gigantomaquia há uma narrativa sobre uma guerra empreendida pelos gigantes contra os deuses olímpicos pelo comando do cosmos. Dizem os mitos que as criaturas vencidas eram enterradas sob os vulcões. Daí surgirem as erupções.

141 Visualizações 1 Total

References:

https://www.britannica.com/topic/giant-mythology

141 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo