Atlas

Atlas, sobrinho de Cronos e primo de Zeus, foi um titã na mitologia grega que depois da Batalha dos Titãs terá sido castigado a segurar o céu eternamente.

Origens de Atlas

Atlas é um titã/gigante que na mitologia grega era filho do titã Jápeto, irmão de Cronos e filho de Urano, as duas primeiras entidades supremas na mitologia helénica, e da oceânide Ásia. Era irmão de Prometeu, Epitemeu e Menoécio, sendo que o primeiro foi também incumbido de um castigo eterno, embora por razões diferentes.

Depois da batalha dos Titãs, Atlas terá sido obrigado a carregar o céu e separá-lo da Terra para a eternidade, castigo imposto pelo deus Zeus.

No final na sua vida casou-se com Pleione, com a qual teve sete filhas.

Guerra dos Titãs

Depois de Zeus derrotar Cronos, seu pai, e o poupar, os seus irmãos, os novos deuses, não foram tão condescendentes e entraram em guerra com Cronos que, por seu lado, pediu auxílio aos seus irmãos Titãs e restantes descendentes, entre os quais Atlas, filho de Jápeto, este irmão de Cronos e filho de Urano.

Obrigado a intervir, Zeus libertou os Ciclopes, que lhe deram o famoso raio, com que costuma ser representado em estátuas e quadros, e também os Centimanos, importantes para derrotar os restantes Titãs. Já os seus irmãos, Poseidon e Hades, emprestaram-lhe o Tridente e o Elmo da Escuridão para, assim, derrotar Cronos.

A guerra durou 10 anos, no fim dos quais, os futuros deuses do Olimpo saíram vitoriosos, enquanto os Titãs, que ficaram do lado do seu pai, foram aprisionados no Tártaro (Tártaros), o qual era guardado pelos Centimanos. Porém, Zeus guardou um especial castigo para o Titã Atlas, obrigando-o a carregar o céu e separá-lo da terra todos os dias.

O 11º trabalho de Héracles

Procurando redenção por ter morto mulher e filhos, ainda que enganado pela deusa Hera, Herácles pediu ajuda ao deus Apolo que, por sua vez, lhe indicara o rei Euristeu. Este obrigou Héracles a cumprir 12 trabalhos, durante 12 anos, para poder redimir-se dos seus pecados.

Foi durante o 11º trabalho que Herácles foi incumbido de tirar pomos de ouro do Jardim das Hespérides, presente de casamento, oferecido pela Terra, aos noivos e deuses Zeus e Hera. Para tal, o herói teve de viajar através do Norte de África, da Arábia, da Ásia Central e da zona regional do Cáucaso. Aí, matou a águia gigante que todos os dias comia o fígado de Prometeus. Agradecido, este aconselhou Héracles a pedir ajuda a Atlas, seu irmão e titã que segurava o céu e o separava da Terra. Atlas assentiu ir buscar os pomos de ouro, se o filho de Zeus ocupasse momentaneamente o seu lugar. Contudo, aquando do seu regresso, o titã recusou-se a segurar no Céu novamente. No entanto, Héracles conseguiu enganar Atlas, que continuou com o destino que Zeus lhe havia traçado – dividir a Terra e o Céu.

Porém, posteriormente, com a criação dos Pilares de Héracles, em homenagem aos feitos heroicos deste, as duas colunas passaram a segurar o céu e separá-lo da Terra, sendo que Atlas passou a ser o seu guardião, sendo libertado do seu castigo.

Liberto das “correntes”

Os Pilares de Héracles eram supostamente a passagem para a Atlântida e será, atualmente, o Estreito de Gibraltar. Por essa mesma razão, a cordilheira do Norte de África recebeu o nome do Titã, apelidando-se desde então, A Cordilheiras do Atlas. Segundo o mito, Atlas tornou-se ainda o primeiro rei da Atlântida e Senhor das Águas Distantes, apelidando o oceano de Atlântico, em sua própria homenagem. O seu profundo conhecimento da terra, fruto das suas viagens, levou os gregos a chamarem “Atlas” ao mapa mundo.

No restante da sua vida, casou com Pleione e teve sete filhas.

88 Visualizações 2 Total

References:

Zeus, Knoow.Net. Disponível em: http://knoow.net/historia/historiamundial/zeus/. Consultado a 06/06/2018

Doze trabalhos de Héracles, Knoow.Net. Disponivel em: http://knoow.net/religioes/mitolgrcrom/doze-trabalhos-heracles/. Consultado a 06/06/2018

Héracles, Knoow.Net. Disponível em: http://knoow.net/historia/historiamundial/hercules/. Consultado a 06/06/2018

88 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo