Afrodite (Deusa do Amor)

Quem foi Afrodite: Afrodite era a deusa do amor e da sedução da mitologia grega (adoptada pela mitologia romana com o nome de Vénus)…

Quem foi Afrodite

Afrodite era a deusa do amor e da sedução da mitologia grega (adoptada pela mitologia romana com o nome de Vénus). O seu culto terá sido importado da Ásia, nomeadamente da Fenícia onde era praticado o culto a Astarte ou da Acádia onde era prestado culto a Ishtar, ambas deusas do amor.Afrodite

Segundo a lenda, descrita por Hesíodo, terá nascido num turbilhão do mar (daí o seu nome Afrodite Anadromene) que se formou no local onde caíram o sangue e os órgãos genitais de Urano atirados para aí pelo seu filho Cronos. Contudo, Homero, anterior a Hesíodo, afirmava que Afrodite era filha de Zeus e de Dione. Mais tarde os gregos tentaram conciliar ambas as versões, defendendo que Afrodite tem duas naturezas diferentes: a natureza celeste, do amor divino, chamada Afrodite Urânia, e a natureza terrena, do amor comum, do povo e dos desejos lascivos, chamada Afrodite Pandemos.

Foi esposa infiel de Hefesto, com quem Zeus a terá obrigado a casar, e mãe de diversos outros deuses, entre os quais Eros (deus do amor e da paixão), Ânteros (deus da ordem), Hermafrodito (deus que representa a fusão dos dois sexos), Príapo (deus da fertilidade) e Eneias (chefe troiano). Terá amado Ares, Adónis, e diversos mortais terrenos, e envergonhada do seu adultério fugiu para Chipre.

Foi por ela, na sequência do julgamento de Páris, em que é atribuída a este a mão de Helena de Tróia, que é desencadeada a Guerra de Tróia.

1075 Visualizações 1 Total
1075 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.