Seth (divindade egípcia)

sethSeth, também chamado Set ou ainda Seti, é uma das divindades do Egito Antigo mais complexas, sendo o deus do caos e da confusão, da guerra do deserto e da tempestade. Foi assimilado pelos gregos a Tífon, monstro primordial do caos e uma entidade do mal comparável, que teria contestado a Zeus o domínio do mundo.

Foi-lhe dado um papel importante no mito de Osíris, de quem seria irmão e a quem passou a odiar porque a sua mulher, Nefti, apaixonada pela beleza de Osíris, se lhe entregou e dele teve um filho, que seria Anúbis. Levado pelo ciúme, Seth organiza uma armadilha e mata Osíris. O assassinato de Osíris fez com que a maioria dos outros deuses se voltassem contra ele e Hórus, filho de Ísis e Osíris, conseguiu vingar o pai e matar Seth, que acabou demonizado como uma divindade maligna nos mitos egípcios.

Era representado com um corpo de homem e cabeça de um animal indefinível, com focinho afilado e longas orelhas retangulares. Nas mãos segurava um ankh e na outra um báculo. Por vezes surgia também representado com um corpo de vários animais, tais como o cão, o javali, o antílope, o crocodilo, o burro, o escorpião, entre outros.

 

961 Visualizações 6 Total
961 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.