Rá (ou Ré)

Quem é Rá (ou Ré, o deus do Sol)

ra-01Rá (ou Ré) é, no panteão da Mitologia Egípcia, o deus do Sol, e cujo culto se desenvolveu principalmente em Heliopólis, cidade onde inicialmente o deus do Sol era identificado como o deus Atom. Aqui Rá assumiu enorme importância e impôs-se a deuses dinásticos como Amom de Tebas, entre outros, sendo assumido como o pai de todos os deuses. Foi também em Heliopólis que se desenvolveu o culto ao touro Mnévis, uma encarnação de Rá, onde inclusivamente existia um cemitério oficial para os touros sacrificados.

Nos textos das pirâmides (uma síntese das crenças religiosas do Antigo Egito escriata há mais de 4.500 anos), os deuses Rá e Hórus são claramente distintos, mas em dinastias posteriores Rá foi fundido com Hórus, formando o deus Re-Horakhty, o deus soberano de todas as partes do mundo criado (céu, terra e mundo inferior). No Império Novo, Rá surge fundido com o deus Amon (um deus de importância menor, adorado principalmente em Tebas) formando Amon-Rá.

A partir do fim do Império Antigo, os faraós proclamaram-se ‘filhos de Rá’, aumentando ainda mais a adoração dos egípcios ao deus Rá.

196 Visualizações 4 Total
196 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo