Osíris

Quem foi Osíris?: Osíris é um dos diversos deuses da mitologia do Antigo Egipto. Era o deus da fertilidade, protector dos mortos e senhor do…

Quem foi Osíris?

Osíris é um dos diversos deuses da mitologia do Antigo Egipto. Era o deus da fertilidade, protector dos mortos e senhor do mundo do além. Era o filho mais velho de Gheb (Terra) e Nut (Céu) e como tal recebeu o poder sobre todo o Egipto como seu primeiro rei. Enquanto rei governou sabiamente o país juntamente com a sua irmã e esposa, a deusa Ísis. A certa altura o seu irmão Seth matou-o por inveja e fez desaparecer o seu corpo. A sua esposa Ísis e a sua outra irmã Néftis procuraram-no e depois de um longa busca conseguiram encontra-lo. Ísis terá então ressiscitado o irmão e marido e teve dele um filho chamado Hórus que mais tarde venceu a rivalidade do tio Seth e herdou a soberania do pai sobre o Egipto.

Inicialmente apenas o faraó depois de morto era identificado com Osíris. Mais tarde, também alguns nobres depois de mortos passaram a ter esse privilégio. A partir de certa altura, esse privilégio passou a ser extensivo a todos os mortos. Osíris passou então a ser a imagem de todos na vida do além e todos se identifivavam com ele.

Osíris é representado em forma de múmia, com uma barba postiça, uma com coroa atef ricamente ornada e os símbolos do poder real.

Além do Egipto, o culto a Osíris foi também muito popular na antiga Grécia e no mundo helénico.

353 Visualizações 1 Total
353 Visualizações

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo

Flag Counter