Hórus

Hórus é uma das divindades pertencentes à mitologia egípcia.

Hórus é uma divindade pertencente à mitologia egípcia. Ele é filho de Osíris e de Ísis. Era considerado o deus da terra e dos céus. Ele possuía cabeça de falcão e seus olhos simbolizavam o Sol e a Lua.

O mito de Hórus se inicia com seus pais. Osíris foi deus da terra e governou durante muitos anos, auxiliado pela esposa e irmã Ísis, que era protetora da magia e da natureza. O governo do pai, contudo era ameaçado pela inveja do irmão, Seth, deus dos desertos. Em um determinado momento, Seth tramou uma armadilha para o irmão e o assassinou.

Antes de ser assassinado, Osíris fez um filho em Ísis, o deus Hórus. Hórus cresceu e decidiu se vingar pela morte do pai. Ele travou uma batalha contra Seth pelo comando do Egito. Mesmo perdendo um dos olhos na batalha, saiu vencedor e se tornou o novo deus da terra. Após recuperar-se da batalha, o deus organizou novos embates para vencer de vez Seth.

Há variações nos mitos quando à concepção do deus. Algumas versões apontam que Ísis o concebeu após a morte do marido. Ela teria se transformado em um pássaro e pousado sobre a múmia de Osíris.

hórus

O olho perdido do deus foi substituído por um amuleto de uma serpente, o olho de Hórus, antigamente chamado de olho de Rá. Esse amuleto simbolizava o poder da realeza e foi utilizado pelos faraós à frente de suas coroas. Acredita-se que o olho perdido tenha sido o que representava a Lua. Daí os egípcios explicam por que a lua tem fases.

Hórus têm uma ligação com o cristianismo. Alguns estudiosos relacionam a “sagrada família” egípcia à sagrada família cristã. Mitólogos e especialistas em religião afirmam que o mito de Jesus Cristo se baseou em mitos pagãos da antiguidade. Há, portanto, uma relação entre Hórus e Cristo, uma vez que ambos carregam as chaves da vida e da morte.

395 Visualizações 1 Total

References:

https://www.britannica.com/topic/Horus

395 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.