Escola Maliquita

O que é a Escola Maliquita

A Escola Maliquita (ou Maliquismo) é uma das principais escolas ou correntes jurídicas (madhhab) fundadas pelos abássidas durante a vida de al-Ashari (Maliquita, Hanafita, Shafita e Hanbalita), as quais continuam ainda hoje a ser as quatro fontes do direito sunita moderno. Criada a partir da obra de Malik ibn Anas (711-795), imã de Medina, espalhou-se por todo o Norte de África (onde, com exceção do Norte do Egipto, ainda hoje é predominante), tendo sido a corrente em vigor na Península Ibérica durante a presença muçulmana.

Uma das suas principais características distintivas é a eliminação do direito de promulgação de leis sem referência ao Islão (reivindicado pelos califas omíadas), voltando a destacar a importância dos hadith. Estabelece também o direito nos seus princípios, sem submissões rotineiras nem anulação do discernimento.

52 Visualizações 4 Total
52 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo