Escola Hanbalita

O que é a Escola Hanbalita

A Escola Hanbalita (ou Hanbalismo) é uma das principais escolas ou correntes jurídicas (madhhab) fundadas pelos abássidas durante a vida de al-Ashari (Maliquita, Hanafita, Shafita e Hanbalita), as quais continuam ainda hoje a ser as quatro fontes do direito sunita moderno. Criada a partir da obra de Ahmad ibn Hanbal (780-855), importante jurista muçulmano, recusa totalmente a utilização da argumentação por parte dos juristas e do ichma, insistindo em que a Charia se deve basear exclusivamente no Corão e na Suna. É de todas as correntes jurídicas sumitas a mais rigorosa, aceitando apenas as normas corânicas, fazendo uma interpretação quase literal dos textos e recusando as opiniões pessoais.

Atualmente está presente ainda na Arábia Saudita e no Qatar, tendo nos últimos anos ganho algum vigor nos países da região do Golfo Pérsico, sobretudo devido aos esforços da Arábia Saudita.

52 Visualizações 2 Total
52 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo