Caaba

Caaba refere-se ao enorme prédio cúbico, feito de pedra e coberto por um grosso pano preto, e de acordo com o islamismo é o local de adoração que Deus…

Caaba refere-se ao enorme prédio cúbico, feito de pedra e coberto por um grosso pano preto, e de acordo com o islamismo é o local de adoração que Deus, ou Alá, ordenou que Abraão e Ismael construíssem há mais de quatro mil anos. No entanto, é curioso que o livro que fala da vida de Abraão, a Bíblia não refira que Abraão esteve alguma vez em Meca. Contundo, esta referência do Islamismo a Abraão, liga o Islamismo ao Cristianismo e ao Judaísmo, visto que todos afirmam que Abraão foi um destacado profeta.

A Caaba, situa-se no centro de uma enorme praça ao ar livre que é parte de uma enorme mesquista em Meca. Na haji, a peregrinação anual feita a Meca, mais de um milhão de muçulmanos afluem á cidade para orações e para dar sete voltas em torno da Caaba. É obrigação de todos os muçulamos fisicamente aptos fazer esta viagem pelo menos uma vez na vida. A exposição inclui também uma maquete gigante da mesquista de Medina (ou Al-Madinah), o lugar onde foi sepultado o profeta Maomé ou Muhammad. Numa parede próxima está pendurada uma kiswah, ou grossa cortina negra que é usada para cobrir a caaba, com citações do Alcorão bordadas em ouro. As portas enormes da Caaba, foram substituídas em 1982, são feitas de ouro e prata e acham-se adornadas com plaquetas de ouro que têm versículos do Alcorão em árabe.

A tradição islâmica diz ainda que o primeiro construtor da Caaba foi Adão. Ele construi-a seguindo um protótipo transmitido por Alá. E foi reconstruída por Abraão e Ismael após o dilúvio. A Pedra Negra é sagrada. Foi dada a Adão após o pecado no Jardim do Éden e servia para expiar os pecados. Na altura, a Pedra Negra era branca, e ficou negra por causa dos pecados. Abraão reencontrou a Pedra Negra e reconstruiu a Caaba após o Dilúvio. É, de acordo com a crença islâmica o lugar mais santo do Planeta terra.

Caaba – Lugar de Peregrinação Islâmica

A Caaba foi dada a Abraão pelo Anjo Gabriel.

Além de ser o lugar mais santo da terra, é nesta direção que os muçulmanos oram, nas suas cinco orações diárias.

Os peregrinos ao chegarem á Mesquita Sagrada, caminham sete vezes em volta deste santuário. Para aceder á Mesquista sagrada existem 24 portões, no entanto, a entrada tradicional para os peregrinos é o Portão da Paz, localizado no canto norte.

Além de Meca, o segundo lugar mais santo do islamismo é Medina, e o terceiro é Jerusalém. A aparência física da pedra é a de uma rocha fragmentada escura, polida pelas mãos de milhões de peregrinos. A face exposta da pedra mede cerca de 20 cm por 16 cm e os fragmentos estão mantidos juntos por uma moldura de prata fixados á pedra por pregos de prata. Alguns dos fragmentos menores estão cimentados entre eles. Esta pedra, que talvez seja um meteorito, já foi remodelada várias vezes.

Pedra Negra – Que ficou assim em vista dos pecados

A Caaba encontra-se inserida na Mesquita Sagrada ou Masjid al-Haram.

Mesquita Sagrada

A Mesquita Sagrada como mostra a imagem é um pátio a Céu aberto com a Caaba ao centro. Milhões de pessoas beijam a Pedra Negra, e é um lugar de passagem obrigatória para os visitantes de Meca. A Mesquita foi primeiro construída ás ordens de Maomé, mas entretanto teve que sofrer ampliações para poder acomodar os milhões de visitantes que em especial no mês sagrado de Haji, viajam até Meca. É por isso, o maior recinto religioso do planeta terra. Fica situada em Meca, na Arábia Saudita. Nesta época da peregrinação acomoda, de uma vez apenas cerca de 2 milhões de pessoas. É para esta mesquita que os muçulmanos se viram enquanto estão nas suas orações diárias.

2102 Visualizações 1 Total
2102 Visualizações

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo