Samaritanos

Quem eram os Samaritanos, um grupo político-religioso da sociedade judaica no tempo de Jesus…

Quem eram os Samaritanos

Apesar de não pertencerem ao judaísmo propriamente dito, os Samaritanos são um grupo característico do ambiente palestino no tempo de Jesus. Consideravam-se a si próprios como os legítimos herdeiros do antigo reino de Israel (ou reina da Samaria), o reino do Norte após a divisão do reino em dois: o reino de Israel a Norte e o reino de Judá a Sul.

Ainda com maior intensidade do que os próprios Judeus, os Samaritanos observavam escrupolosamente as prescrições do Pentateuco. Contudo não aceitavam os restantes escritos do Antigo Testamento nem frequentavam o Templo de Jerusalém. Para eles, o único lugar legítimo de culto era o monte Garizim, localizado perto de Siquém, na Samaria, local onde Sambalate mandou construir um Templo rival ao de Jerusalém. Esperavam um Messias de nome Taeb (que significa ‘aquele que volta’), alguém não descendente de David, mas um novo Moisés que iria revelar a verdade e colocar tudo em ordem no final dos tempos.

Os Samaritanos eram considerados como uma raça impura pelos Judeus, por serem descendentes de população misturada com estrangeiros, nomeadamente com os Babilónios. Eram, por isso, geralmente ridicularizados pelos judeus.

Outros grupos políticos-religiosos do mesmo período: Doutores da Lei, Saduceus, Fariseus, Herodianos, Essénios e Zelotas.

674 Visualizações 1 Total
674 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.