Opus Dei

O que é o Opus Dei; qual a sua origem / quem a fundou; qual é a sua missão e quais os seus objectivos…

O que é a Opus Dei

O Opus Dei (nome latino que em português significa ‘Obra de Deus’) é uma instituição internacional da Igreja Católica, fundada pelo sacerdote espanhol São Josemaria Escrivá de Balaguer em 1928, enquanto fazia um retiro espiritual em Madrid. A organização, atualmente sediada em Roma, é constituída maioritariamente por leigos e apenas uma minoria de sacerdotes. A sua missão, essencialmente evangelizadora, assenta na mensagem de que o trabalho e a vida quotidiana são ocasião para um encontro com Deus, para o serviço aos outros e para melhorar a sociedade. O trabalho deve ser, portanto, santificado. De acordo com a própria organização, santificar o trabalho significa “trabalhar segundo o espírito de Cristo: trabalhar bem, com qualidade, de acordo com a justiça e respeitando as leis, com o fim de amar a Deus e servir os outros. Desse modo, se contribui para santificar o mundo a partir de dentro e para tornar o Evangelho presente em todas as actividades, tanto as que parecem brilhantes como as mais humildes e escondidas, porque perante Deus o importante não é o êxito humano, mas sim o amor com que é feito o trabalho”.

Para atingir os seus objectivos, o Opus Dei colabora com as igrejas locais, organizando encontros de formação cristã (aulas, retiros, atendimento sacerdotal) destinados a quem tenha o desejo de renovar a sua vida espiritual e o seu apostolado.

507 Visualizações 1 Total
507 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.