Miqueias

Quem foi Miqueias, profeta bíblico e autor de um dos livros do Antigo Testamento da Bíblia Cristã…

Quem foi Miqueias

Natural de Moreset-Gat em Hebron, Miqueias foi um profeta bíblico que profetizou na segunda metado do séc. XVIII a.C, durante os reinados de Joatão, de Acaz e de Ezequias, reis de Judá, sendo assim contemporâneo de Isaías, outro profeta bíblico. Contudo, enquanto Isaías era membro da classe alta a defender os direitos do pobres, Miqueias era uma pessoa pobre que sofria com os pobres.

Tendo vivido na época das invasões assírias sobre os reinos da Samaria e de Judá em 722 a.C, os seus vaticínios são dirigidos contra ambos os reinos, aos quais ameaça com o castigo por intermédio dos assírios.

A sua origem camponesa manifesta-se na linguagem concreta e franca, nas comparações breves e nos jogos de palavras.

O seu livro bíblico (Livro de Miqueias), classificado pela Bíblia Cristã como livro profético, é uma coletânea de oráculos (mensagens proféticas de cariz poético) que assumem várias formas, dividindo-se em três secções: na primeira condena os pecados da Samaria e de Judá, principalmente as injustiças praticadas pelos ricos e poderosos que despojavam injustamente os pobres; a segunda começa com um vaticínio sobre a restauração de Jerusalém, sobre a qual virão as nações estrangeiras e das quais esta se libertará; a terceira corresponde a um processo contra Jerusalém devido às suas idolatrias.

506 Visualizações 4 Total
506 Visualizações