Adoração

O que significa o termo adoração para as religiões monoteístas (cristianismo, judaísmo e islamismo); comparação entre adoração e veneração…

Conceito de Adoração

A palavra adoração, que vem do latim adorare, representa, no seu sentido lato, o respeito supremo e a absoluta submissão a alguém. No seu sentido religioso, a adoração representa o primeiro dever do homem para com Deus. É com base neste dever que surgem as diversas práticas religiosas como os rituais, as oferendas ou os sacrifícios.

Para os cristãos, tal como acontece nas restantes grandes religiões monoteístas, o acto da adoração é devido exclusivamente a Deus (no Cristianismo é devido também a Jesus Cristo enquanto Filho de Deus). A este culto de adoração a Deus é dada a designação de latria.

Assim definida, a adoração não pode ser confundida com a veneração e o respeito para com pessoas e coisas santas, tais como Santos, imagens, objectos, etc. A adoração no sentido do culto, servidão e entrega a estas pessoas ou coisas é considerada idolatria, prática condenada pelo cristianismo e pelas restantes grandes religiões monoteístas.

283 Visualizações 1 Total
283 Visualizações

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo

Flag Counter