Adamitas (Conceito, Definição, Significado, O que é)

Quem são os Adamitas: Adamitas é a designação dada a várias seitas, consideradas heréticas pela Igreja Católica, que foram surgindo ao longo da história da…

Quem são os Adamitas

Adamitas é a designação dada a várias seitas, consideradas heréticas pela Igreja Católica, que foram surgindo ao longo da história da Igreja Cristã. No século II, a designação foi atribuída a um grupo de hereges do Norte de África que praticavam, entre outras coisas, a nudez completa do corpo, incluiAdamitasndo durante à prática do culto religioso. O seu objetivo era o de recuperar a inocência inicial de Adão e Eva, professando um certo misticismo de natureza sensual e uma total emancipação relativamente às leis e regras morais.

No século XII, a mesma designação foi dada aos seguidores de Tandelmo, em parte convertidos por São Norberto. No século XIII e XIV, foi a vez dos Irmãos do Livre Espírito, um movimento leigo cristão que floresceu no norte da Europa, que defendiam a bem-aventurança da vida terrena e no qual a caridade se funde com o amor carnal que ocorrem sem restrições dentro da comunidade. No século XV foram chamados de Adamitas os seguidores de Picard, que, proclamando-se filho de Deus, defendia a comunalidade das mulheres, a nudez do corpo, o amor livre, rejeitando quer o casamento, quer a propriedade individual.

Um breve renascimento das doutrinas adamitas ocorreu na Boémia depois de 1781, mas o mesmo foi totalmente suprimido pelo governo austríaco em 1849.

560 Visualizações 2 Total
560 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.