Abigail

Abigail significa Meu Pai Fez-se Alegre, e pode se referir a duas personagens bíblicas. Ambas são relacionadas com David.

1 – A Abigail número 1 refere-se a uma das esposas de David. Originalmente, porém era esposa de um homem abastado de nome Nabal, da cidade Maom, perto do ermo de Judá. A bíblia diz que Abigail tinha uma boa discrição e bela figura, o que contrasta grandemente com o seu marido, cujo nome significava “Insensato, Estúpido”, e que era duro e mau nas suas práticas. Após a morte do profeta Samuel, David e os seus homens passaram para a região onde o marido de Abigail levava as suas ovelhas para terem pasto. Os homens de David, funcionaram como uma muralha para os pastores e rebanhos de Nabal, impedindo que os mesmos fossem acometidos por salteadores. Assim, ao chegar a época da tosquia, David enviou alguns soldados ao Carmelo para trazer a atenção de Nabal os bons serviços prestados e para solicitar a oferta de alimento da parte dele. O sovina Nabal porém berrou contra eles e insultou David, como se ele fosse uma pessoa inconsequentes e como se todo o exército fosse um conjunto de escravos fugitivos. Esta ação irritou a David que cingiu-se da sua espada e junto com 400 homens dirigiu-se ao Carmelo para exterminar Nabal e os homens da sua casa.

Quando Abigail foi informada deste incidente, através de um servo perturbado, mostrou a sua sabedoria e discernimento por imediatamente juntar amplo suprimento de alimentos e cereais e então enviá-los à sua frente, aos cuidados dos seus servos, assim como Jacó fez com Esaú. Sem informar o seu marido, ela cavalgou para encontrar-se com David, e num longo e fervoroso apelou apelou a David por usar sabedoria, lógica, bem como respeito e humildade. Esta ação convenceu David de que as palavras insensatas da parte de Nabal não justificavam o injusto derramar de sangue, nem a falta de confiança de que Deus resolveria o assunto. David agradeceu a Deus, o bom senso e a ação pronta de Abigail. Ao voltar a casa, Abigail não contou logo ao seu marido o que havia feito, visto que ele estava bêbado de uma festa que havia dado. Abigail esperou que ele recuperasse a sobriedade, e então informou-o das suas ações. Então, o coração dele ficou morto dentro dele e ele ficou como uma pedra, e após dez dias, Deus o fez morrer. Quando David soube o que aconteceu, ele enviou uma proposta de casamento a Abigail, que não hesitou em aceitar. Partilhou o casamento com Ainoã, uma jezreelita, que foi uma esposa anterior. Mical, outra esposa de David, foi dada por Saul a outro homem. Abigail permaneceu com David, enquanto era fugitivo. Numa ocasião, enquanto ele estava ausente, um grupo incursor de amalequitas incendiou Ziclague e levou todas as mulheres e crianças, incluindo Abigail e Ainoã, esposas de David. David, consultou a Jeová, e sabendo que seria bem sucedido, liderou os seus homens e num ataque de surpresa recuperou os cativos e os bens. Ao retornar a Ziclague, foi informado da morte de Saul, após o que foram até Hébron, onde David foi ungido como Rei. Ali deu à luz um filho, Quileabe, que é chamado Daniel em 1 Crónicas 3.1. As esposas de David aumentaram em número (6), e nem Abigail nem Daniel são mencionados.

2 – A outra Abigail refere-se a uma das duas irmãs de David. Alguns peritos acreditam que ela apenas era meia irmã, aparentada apenas pela parte da mãe e não pela parte do pai. Em 2 Samuel 17:25, ela é chamada de “Filha de Naás”. A tradição rabínica, sustenta que Naás é simplesmente outro nome de Jessé, pai de David. A Septuaginta grega (edição de Lagarde) reza Jessé em vez de Naás. No entanto, e digno de interesse que 1 Crónicas 2:13-16 regista Abigail e Zeruia como irmãs dos filhos de Jessé, o que abre a possibilidade da mãe de David poder ter casado com um homem de nome Naás antes do seu casamento com Jessé. Ela é mencionada como tendo um filho de nome Amasa. O marido dela é chamado Itra nalguns lugares e Jeter noutros. É possível que ela tenha casado enquanto Jessé e a família viviam em Moabe. Amasa apenas aparece no relato quando Absalão se revoltou.

503 Visualizações 1 Total
503 Visualizações

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo

Flag Counter