Abiatar (personagem bíblico)

Quem foi Abiatar (personagem bíblico): Abiatar (do hebraico Evyatar que significa ‘o pai é abundante’) foi um dos sumos sacerdotes de Israel durante o reinado do rei David…

Quem foi Abiatar (personagem bíblico)

Abiatar (do hebraico Evyatar que significa ‘o pai é abundante’) foi um dos sumos sacerdotes de Israel durante o reinado do rei David. Abiatar terá iniciado a sua carreira ao lado do seu pai, Aimélec, sumo-sacerdote no Santuário de Nob.Abiatar

Abiatar surge nos relatos bíblicos aquando da ida do rei David para Nob, perseguido por Saul. Nessa altura David procura Aimélec, pai de Abiatar, o qual lhe oferece alimento e lhe entrega a espada de Golias, o gigante filisteu vencido pelo próprio David. Quando Saul descobre que Aimélec tinha dado auxílio a David, Saul manda matar todos os sacerdotes Nob e respetivas famílias. Apenas Abiatar terá escapado à chacina ordenada por Saul, tendo-se refugiado em Queila junto a David que lhe oferece proteção.

Mais tarde, quando David se torna rei e estabelece a sua capital em Jerusalém trazendo para aí a arca da aliança, nomeia Abiatar um dos dois sumos sacerdotes encarregues de tomar conta do novo santuário. Durante esse período, Abiatar foi um dos principais aliados de David tendo-lhe prestado inúmeros serviços.

Na altura da morte de David, Abiatar deu o seu apoio a Adonias, o filho mais velho de David e seu provável sucessor. Contudo, David tinha prometido a Betsabé, sua esposa, entregar o trono a Salomão. Quando Salomão foi coroado rei executou Adonias e os seus principais apoiantes. Contudo, por respeito aos serviços de Abiatar prestados ao seu pai, poupou a vida deste, apenas depondo-o do seu cargo e autorizando-o a retirar-se para a propriedade da família em Anatot.

1427 Visualizações 2 Total
1427 Visualizações

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo

Flag Counter