Abias (personagem bíblica)

Quem foi Abias (personagem bíblico): Abias (em hebraico, Abyah que significa “Javé é meu pai”) era filho de Reboão e neto de Salomão, tendo reinado…

Quem foi Abias

Abias, ou Abiam, (do hebraico, Abyah que significa “Javé é meu pai”) era, de acordo com os relatos bíblicos, filho de Reboão e neto de Salomão, tendo reinado sobre Judá entre 915 e 913 a.C. AbiasHerdou de seu pai um reino completamente arruinado, e durante o seu curto reinado de apenas 3 anos, esteve em permanente conflito com o reino do Norte de Israel governado na altura por Jerobão. Nessas batalhas terão morrido muitas dezenas de milhares de israelitas – os relatos bíblicos referem 500 mil – apesar de ser pouco credível um número tão elevado, o certo que terão sido batalhas muito sangrentas.

Apesar de não ser o filho primogénito de Reboão, era o primeiro filho da sua esposa favorita, Maacá, que se acredita ser filha de Absalão, o filho rebelde de David. Para demonstrar o seu favoritismo por Maacá, Reboão designou Abias como príncipe herdeiro, tendo atribuído aos outros filhos o governo de diversas cidades do reino.

Na Bíblia, Abias surge com duas personalidades bem diferentes: enquanto no 1º Livro dos Reis é apresentado como um pecador tal como seu pai, no 2º Livro das Crónicas é apresentado como um grande defensor de Deus e do culto no Templo de Jerusalém. De facto, de acordo com o 2º Livro das Crónicas, num discurso que fez antes de uma batalha contra Jerobão, Abias gritou: “Sabei que Deus caminha à nossa frente” e avisou os exércitos inimigos de que não deveriam lutar contra o Senhor porque “jamais podereis vencer”, discurso que faz acreditar na sua grande fé em Deus. Já o 1º Livro dos Reis refere que “Abias imitou os pecados que seu pai havia cometido, e o seu coração não foi fiel ao Senhor, seu Deus, como tinha sido o coração de David, seu antepassado”.

.

:»—-«:»—-«:»—-«:»—-«:»—-«:»—-«:»—-«:»—-«:»—-«:»—-«:»—-«:»—-«:»—-«:»—-«:
Comente ou leia outros comentários ou coloque as suas dúvidas sobre este tema
:»—-«:»—-«:»—-«:»—-«:»—-«:»—-«:»—-«:»—-«:»—-«:»—-«:»—-«:»—-«:»—-«:»—-«:

1914 Visualizações 1 Total
1914 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.