Abel (Personagem Bíblica)

Quem foi Abel (Personagem Bíblico): Abel (do hebraico Hevel, que significa ‘vapor’) foi o segundo filho de Adão e Eva e irmão de Caim. Ao contrário (…)

Quem foi Abel

Abel (do hebraico Hevel, que significa ‘vapor’, ou ‘fôlego’, em referência à sua morte muito prematura) foi o segundo filho de Adão e Eva e irmão de Caim. Ao contrário de Caim e de seu pai Adão que eram agricultores, AbelAbel tornou-se pastor, simbolizando assim as duas artes essenciais no momento em que foi escrita a sua história. De acordo com o relato bíblico do Génesis, Caim terá oferecido a Deus frutos da terra enquanto Abel Lhe ofereceu cordeiros primogénitos do seu rebanho e as gorduras destes. A Bíblia não é explícita nas razões, mas refere que Deus terá demonstrado preferência pela oferta dos cordeiros em detrimento dos oferta de frutos. Ao ver que Deus olhou favoravelmente para a oferta de Abel mas não para a de Caim, este último encheu-se de cólera e andava de cabeça baixa. Posteriormente, e apesar da advertência de Deus, Caim atraiu o irmão ao campo e aí o terá matado. Abel torna-se assim na primeira pessoa a oferecer a Deus um sacrifício animal e no primeiro mártir da violência religiosa.

Apesar do grave pecado de Caim, Deus marca-o a fim de que ele não fosse morto por vingança, interrompendo assim um possível ciclo de violência, podendo esta ser considerada como o principal ensinamento deste episódio bíblico.

Abel volta a ser referido por diversas vezes no Novo Testamento da Bíblia Cristã, sendo apresentado como um modelo de mártir que sofre pela sua fé em Deus. De acordo com o Evangelho de Lucas e o Evangelho de Mateus, o próprio Jesus terá dado testemunho dele e da sua fé em Deus. Na Carta aos Hebreus, o filho mártir de Adão é mais uma vez referido, sendo classificado como um dos heróis da fé, a par de Henoc, Noé, Abraão, Sara, Moisés, David, entre vários outros.

2060 Visualizações 2 Total
2060 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.