Aarão (personagem bíblico)

Quem foi Aarão (personagem bíblico) – Hebreu pertencente à tribo de Levi, Aarão (do hebraico Aharon) era o irmão mais (…)

Quem foi Aarão (personagem bíblico)

Hebreu pertencente à tribo de Levi, Aarão (do hebraico Aharon) era o irmão mais velho de Moisés e o primeiro sumo-sacerdote dos Hebreus no séc. XIII a.C. Terá nascido no Egito por volta de 1360 a.C. mas apenas aos 83 anos surge nos relatos bíblicos quando caminhava pelo deserto do Sinai ao encontro de Moisés. Ao encontrar Moisés, que se encontrava estabelecido entre os Medianitas, uma tribo de pastores do Sinai, há cerca de 40 anos, este ter-lhe-á contado a história em que Deus o tinha encarregado da libertação dos judeus da escravatura e os dois regressaram ao Egito.

Segundo os relatos bíblicos, Aarão ter-se-á tornado, por ordem de Javé, o porta-voz de seu irmão perante o faraó e perante os Israelitas. É neste papel que Aarão ajuda a negociar a libertação dos judeus junto do faraó e que mais tarde ajuda a conduzir o povo na longa travessia a caminho de Israel.

Além de ter sido o o primeiro sumo-sacerdote dos Hebreus, foi a partir da sua descendência que posteriormente foram escolhidos todos os sumos-sacerdotes dos Judeus, numa sequência que durou mais de mil anos, até os romanos terem arrasado o templo de Jerusalém no ano 70 d.C.

4707 Visualizações 5 Total
4707 Visualizações

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo

Flag Counter