Gostaria de ser nosso colaborador?

É especialista em alguma das áreas de conhecimento presentes na nossa enciclopédia? Tem gosto pela escrita? Gostaria de ser editor numa enciclopédia em português, integralmente escrita por especialistas? Gostaria de partilhar conhecimento?

Se a sua resposta é sim, então envie-nos o seu CV para geral@knoow.net para que possamos analisar e enviar mais detalhes sobre a forma de colaboração.

 

Áreas para as quais procuramos especialistas:

  •  História do Brasil
  •  História de Angola
  •  História de Moçambique
  •  Medicina
  •  Medicina Veterinária
  •  Filosofia
  •  Sociologia
  •  Contabilidade
  •  Direito
  •  Mecânica
  •  Química
  •  Física
  •  Matemática

 

Mamíferos mais pequenos do mundo (Lista dos Maiores)

Neste artigo são apresentadas as 10 menores espécies de mamíferos do mundo, de acordo com o seu peso, listadas por ordem decrescente.

 

Há espécies animais que, muito provavelmente, se se cruzar com elas, quase nem dará pela sua presença. No caso dos mamíferos, alguns são tão pequenos que se pegar neles nem sentirá o seu peso. Podem ser pequenos, mas são fundamentais para a vivência das espécies. O primeiro lugar da listagem é ocupado por uma espécie já extinta, o Batodonoides vanhouteni, que se mantém até à atualidade com o mais pequeno mamífero da história, com apenas 1,3 gramas. Semelhante ao musaranho, esta espécie teve origem na América do Norte e os seus restos fossilizados foram encontrados em 1998 em Wyoming em rochas com 53 milhões de anos.

Tendo em conta a extinção desta espécie, o mais pequeno mamífero do mundo é o morcego-nariz-de-porco-de-kitti (Craseonycteris thonglongyai), uma espécie originária da Tailândia e da Birmânia que tem apenas 1,5 gramas de peso e cujo tamanho pode ascender aos três centímetros. Apenas a título de curiosidade, o maior mamífero do mundo em peso é a baleia azul, com aproximadamente 190 toneladas. O segundo lugar é do musaranho-pigmeu (Suncus etruscus), muito comum no sul da Europa e no norte de África, tendo habitualmente menos de duas gramas de peso e entre 3 e 5,2 centímetros. O pódio encerra com o Salpingotulus michaelis que, a par com o rato-pigmeu-africano, é o menor roedor do mundo, com apenas três gramas de peso. 

Nesta listagem dos 10 menores mamíferos do mundo no que se refere ao peso incluem-se ainda o menor marsupial (planigale-de-cauda-longa), o menor mamífero carnívoro (doninha-anã) e o menor primata do mundo (lémure-rato-de-berthe).

# Espécie Nome científico Tamanho
Peso Origem
1 Batodonoides vanhouteni (extinto) Batodonoides vanhouteni  1,3 gr América do Norte
2 Morcego-nariz-de-porco-de-kitti Craseonycteris thonglongyai 3 cm 1,5 gr Tailândia e Birmânia
3 Musaranho-pigmeu Suncus etruscus 3 a 5,2 cm 1,8 gr Sul da Europa e norte de África
4 Salpingotulus michaelis (menor roedor) Salpingotulus michaelis 4,4 cm 3 gr Paquistão e Afeganistão
5 Rato-pigmeu-africano (menor roedor) Mus minutoides 3 a 8 cm 3 gr África
6 Planigale-de-cauda-longa (menor marsupial)
Planigale ingrami 5 a 6 cm 4,3 gr Austrália
7 Neurotrichus gibbsii Neurotrichus gibbsii ————- 10 gr Nordeste dos EUA
8 Burramyidae Burramyidae 5 a 12 cm 10 gr Austrália, Papua-Nova Guiné e Indonésia
9 Doninha-anã
(menor mamífero carnívoro)
Mustela nivalis 23 cm 29,5 gr Hemisfério Norte
10  Lémure-rato-de-berthe
(menor primata do mundo)
Microcebus berthae  9,2 cm  30 gr Madagáscar
98 Visualizações 3 Total

References:

Science Focus

98 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo