Catenária

Catenária (s.f) – no caminho de ferro: conjunto de cabos; postes que se encontram na linha férrea permitindo aos comboios serem alimentados por energia elétrica; cabo de alimentação; na matemática: curva que é formada pelo peso de um determinado fio.

No que ao caminho de ferro diz respeito, trata-se da distribuição de Alta/Média/Baixa tensão, energia essa captada através do pantógrafo (dispositivo que permite ao motor elétrico conseguir absorver a energia/a corrente da catenária) colocado nos comboios.

Em Portugal, seria a Linha de Cascais, o primeiro troço de caminho de ferro eletrificado, a 15 de agosto de 1926, em corrente contínua (com uma tensão de 1,5 kV). Apenas em 1950, teria inicio a restante eletrificação do país, mas em corrente alternada (tensão 25kV 50Hz), resultado da problemática da alimentação da rede pública.

Os matemáticas durante longos períodos de tempo estudaram as curvas que formam os cabos ou os colares. Chamavam-lhe “parábola”, pois era com esta que existia a maior semelhança. Seriam os irmãos Bernoulli, no princípio do século XVIII, a demonstrarem que a curva não se tratava de uma equação e que mais se assemelhava como uma “catenária”( palavra que provém de cadeia), uma curvatura que está sujeita à força da gravidade.

513 Visualizações 2 Total
513 Visualizações

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo