Gostaria de ser nosso colaborador?

É especialista em alguma das áreas de conhecimento presentes na nossa enciclopédia? Tem gosto pela escrita? Gostaria de ser editor numa enciclopédia em português, integralmente escrita por especialistas? Gostaria de partilhar conhecimento?

Se a sua resposta é sim, então envie-nos o seu CV para geral@knoow.net para que possamos analisar e enviar mais detalhes sobre a forma de colaboração.

 

Áreas para as quais procuramos especialistas:

  •  Biologia
  •  Economia
  •  História
  •  Medicina
  •  Medicina Veterinária
  •  Filosofia
  •  Sociologia
  •  Contabilidade
  •  Direito
  •  Mecânica
  •  Química
  •  Física
  •  Matemática

 

Válvula de escape

O que é a válvula de escape de um carro; para que serve e como funciona a válvula de escape…

O que é a Válvula de Escape

Válvula de Escape

A válvula de escape é uma peça de mecânica em veículos com motor de combustão, e que está colocada junto a um cilindro do motor e tem como função expelir os gases acumulados.

Como funciona a Válvula de Escape

Para avaliar a importância da Válvula de Escape, é necessário ir mais fundo e verificar o funcionamento da mesma. A válvula de escape funciona em sintonia com a válvula de admissão. Esta última tem a missão de extrair o máximo de ar para o motor e misturá-lo com o combustível, formando o processo de combustão necessário para o veículo funcionar (em carros movidos a combustível). Depois disto, entra em ação a válvula de escape que, por sua vez, tem por objetivo expelir os gases acumulados durante o processo anterior.

Para se poder dar o processo de combustão sem causar mal ao veículo é necessário a inclusão de pelo menos duas válvulas (uma de cada tipo). Costumam ser colocadas em formato V junto a cada cilindro, sendo o ponto de interceção entre as duas também o ponto de ligação ao cilindro. Porém, também é possível montá-las em W e juntar quatro válvulas a cada cilindro. As válvulas vão abrindo e fechando alternadamente.

Ao abrir-se a válvula de escape no momento certo, ou seja durante o processo de combustão, todo o ar é expelido (sugado) para fora da câmara de combustão, libertando os gases nocivos. No entanto, quanto mais cilindros mais eficaz será também todo o processo. Como cada cilindro tem duas válvulas, hoje em dia há automóveis que podem ter até oito cilindros e um total de 16 válvulas. Normalmente, este veículos são de condução desportiva/ máquinas potentes. Apesar de as válvulas estarem regularmente montadas em V, há veículos que têm as válvulas em W, o que permite um total de quatro válvulas para cada cilindro.

Os automóveis da marca francesa, Bugati, costumam ter 16 cilindros em W, o que perfaz um total de 64 válvulas.

89 Visualizações 1 Total

References:

Válvula de escape: o que é e como fazer a manutenção, E-konomista. Disponível em: https://www.e-konomista.pt/artigo/valvula-de-escape/. Consultado a 9 de outubro de 2018.

Conheça o motor de 18 cilindros e 72 válvulas que nunca chegou a um automóvel de produção, Motor24. Disponível em: https://www.motor24.pt/tech/conheca-motor-18-cilindros-72-valvulas/. Consultado a  9 de outubro de 2018.

89 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo