Travão (ou Freio)

O que é e como funciona o Travão (ou Freio)

No âmbito da mecânica, o Travão (português europeu) ou Freio (português brasileiro) é um dispositivo destinado a abrandar a velocidade de um automóvel ou de qualquer outro veículo ou a detê-lo, por meio da aplicação de fricção sobre as rodas ou sobre algum dispositivo a elas ligado, convertendo a energia motriz em energia calorífica. Os travões podem ser accionado mecanicamente ou hidraulicamente.

Na maioria dos veículos são utilizados travões de tambor ou travões de disco. Um automóvel pode ter travões do mesmo tipo nas quatro rodas ou uma combinação que consiste em travões de disco nas rodas da frente e de tambor nas de trás.

Funcionando com os mesmos princípios de fricção, muitas outras máquinas e equipamentos utilizam dispositivos de travagem destinados a controlar os movimentos, retardando-os ou impedindo que reiniciem o movimento.

667 Visualizações 1 Total
667 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo