Panela de Escape

Conceito de Panela de Escape

No âmbito da mecânica automóvel, o termo Panela de Escape designa a câmara existente no sistema de escape e destinada a reduzir a energia dos gases de escape antes de estes atingirem a atmosfera, amortecendo assim o seu ruído. Pelo facto de reduzir o ruído emitido pelo motor, a panela de escape é também designada por silenciador.

As técnicas usadas para reduzir o ruído do motor podem ser a absorção, a reflexão e a restrição, ou o conjunto de ambas. Qualquer uma destas técnicas provoca uma redução na velocidade do fluxo de gases, originando assim alguma perda de potência do motor, pelo que as diferentes marcas apostam fortemente em tecnologias que permitam otimizar o seu funcionamento.

Existem três tipos diferentes de panelas de escape orientadas para a otimização da performance do veículo, nomeadamente:

  • Super Turbo Design: Neste tipo de panela, os gases circulam para a frente e para trás no seu interior num sistema de curvas menos restritivo, mas que proporcionam um barulho ligeiramente mais elevado.
  • Straight-Trough Design: Neste segundo tipo, os gases entram por um lado da penela e saem diretamente por outro, otimizando o motor e provocando um barulho mais forte.
  • Supertrapp: Tipo de panelas menos comum, que diminui o ruído fazendo passar os gases de escape através de um sistema de discos na extremidade.
210 Visualizações 4 Total
210 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo