Cárter do Óleo

Conceito de Cárter: No âmbito da mecânica automóvel, o termo cárter designa o recipiente para o óleo fixado por parafusos à parte inferior do…

Conceito de Cárter do Óleo

No âmbito da mecânica automóvel, o termo cárter designa o recipiente para o óleo fixado por parafusos à parte inferior do bloco do motor. Geralmente o óleo é aspirado do cárter pela bomba de óleo e distribuído sob pressão aos apoios do motor e a outras partes móveis do automóvel. Dependendo do modelo de automóvel, a capacidade do cárter pode variar entre os 2 e os 8 litros de óleo.

É extremamente importante manter o nível do óleo no cárter dentro das margens indicadas: mais óleo do que o recomendado pode levar a que este entre na cambota e, devido a isso, origina a formação de bolhas de ar no óleo provocadas pela oscilação do motor – essas bolhas de ar reduzem a capacidade de lubrificação do motor podendo levar à danificação de peças; por outro lado, menos óleo do que o nível mínimo recomendado leva a um maior atrito entre as peças móveis podendo provocar também danos extremamente graves.

As principais avarias do cárter do óleo estão associadas a danos mecânicos, deformações, desgaste da junto do cárter ou corrosão, as quais podem ser originadas por má montagem, acidente, uso a longo prazo sobretudo em condições de elevada humidade, entre outras.

 

190 Visualizações 1 Total
190 Visualizações

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo