Alternador (Conceito, Definição, Significado, O que é)

Na mecânica automóvel, o termo alternador designa um gerador eléctrico que transforma energia mecânica em energia eléctrica através de um processo (…)

O que é o Alternador

Na mecânica automóvel, o termo alternador designa um gerador eléctrico Alternadorque transforma energia mecânica em energia eléctrica através de um processo de indução electromagnética. Nos automóveis o alternador é acionado pelo motor e que gera uma corrente alternada (ao contrário do dínamo que gera uma corrente contínua). A vantagem de um alternador reside no facto de este debitar uma corrente maior intensidade do que a gerada pelo dínamo quando o motor trabalha a baixo regime de rotações.

A função do alternador no automóvel é a de produzir corrente eléctrica para carregar a bateria e para alimentar todos os componentes eléctricos enquanto o motor está em funcionamento (rádio, limpa para brisas, vidros elétricos, faróis, componentes eletrónicos, ignição, etc.).

1066 Visualizações 1 Total
1066 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.