Gostaria de ser nosso colaborador?

É especialista em alguma das áreas de conhecimento presentes na nossa enciclopédia? Tem gosto pela escrita? Gostaria de ser editor numa enciclopédia em português, integralmente escrita por especialistas? Gostaria de partilhar conhecimento?

Se a sua resposta é sim, então envie-nos o seu CV para geral@knoow.net para que possamos analisar e enviar mais detalhes sobre a forma de colaboração.

 

Áreas para as quais procuramos especialistas:

  •  Biologia
  •  Economia
  •  História
  •  Medicina
  •  Medicina Veterinária
  •  Filosofia
  •  Sociologia
  •  Contabilidade
  •  Direito
  •  Mecânica
  •  Química
  •  Física
  •  Matemática

 

Alinhamento das Rodas

O que é o Alinhamento das Rodas

Na mecânica automóvel, o Alinhamento das Rodas designa a posição de um par de rodas em relação uma à outra. O alinhamento das rodas da frente obtém-se por regulação a que se procede nos conjuntos das barras transversais de controlo.

Para que o veículo percorra uma curva é necessário respeitar uma condição geométrica, conhecida como o princípio de Ackerman. Este princípio estabelece que, quando um veículo gira em todos os eixos das rodas, tal deve ocorrer no mesmo ponto, designado por centro instantâneo de rotação. Para que tal ocorra, é necessário que a roda que fica para dentro na curva fechada se feche mais do que a roda que está do lado de fora. Assim, numa curva, cada uma das rodas directrizes fecha-se de forma diferente.

Numa curva, o ângulo formado pela roda exterior com o eixo traseiro é menor do que o ângulo que a roda interior forma com o eixo traseiro. Se estas diferenças dos ângulos não forem respeitadas, as rodas arrastar-se-iam e acabavam destruídas. Para conseguir estes ângulos, é necessário das à parte do eixo das rodas direccionais, chamadas de barras de controlo, uma determinada inclinação. Quando o veículo está em linha recta, a extensão destas barras, que formam um trapézio chamado trapézio de Jeantaud vai para o centro do eixo traseiro do veículo.

Além do referido, para que todo o sistema funcione, é necessário ainda que cada uma das rodas direccionais siga um conjunto de condições geométricas, designados de dimensões de sentido. São eles:

  • Ângulo de saída (kin-pin inclination): Ângulo que forma a extensão do eixo de rotação, sobre o qual gira a roda para se orientar, com o prolongamento do eixo vertical que passa pelo centro da roda de apoio.
  • Ângulo de queda (camber): Ângulo que forma o prolongamento do eixo de simetria da roda com a vertical que passa pelo centro do suporte de roda, o qual é conseguido dando ao eixo do fuso uma certa inclinação em relação ao plano horizontal.
  • Ângulo de inclinação: Soma dos ângulos de saída e queda, o qual determina a inclinação que a roda tem sobre o terreno, na parte superior.
  • Ângulo de avanço (caster): Ângulo que forma o prolongamento da articulação com o eixo vertical que passa pelo centro da roda no sentido da marcha, de forma a que a extensão da articulação toque no solo na parte da frente da roda, no ponto de contacto.

 

Importância do Alinhamento das Rodas

São vários os fatores que podem afetar o alinhamento das rodas, entre eles os batimentos violentos com as rodas em passeios ou em buracos da estrada, o mau funcionamento do sistema de travagem, carga excessiva. Quando tal acontece, é necessário proceder ao seu alinhamento. De facto, manter um adequando alinhamento das rodas é extremamente importante por diversas razões:  (i) primeiro porque o alinhamento garante que a viatura siga a trajetória comandada pela direção, o que significa que uma viatura com rodas bem alinhadas terá uma melhor estabilidade e aderência ao piso da estrada, mesmo em situações mais adversas como as travagens bruscas ou mudanças repentinas de direção; (ii) segundo porque proporciona um menor desgaste das rodas, contribuindo para uma maior duração e para uma maior poupança de combustível.

46 Visualizações 2 Total
46 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo