Atlas Cheetah

Apresentação do Atlas Cheetah: O Atlas Cheetah é uma aeronave mono e bilugar de combate e de treino produzido na África do Sul…

Apresentação do Atlas Cheetah

O Atlas Cheetah é uma aeronave mono e bilugar de combate e de treino produzido na África do Sul. A concepção deste avião surge como resposta da África do Sul ao embargo internacional à importação de armas por este país imposto em 1977, o que impediu às forças armadas sul africanas importar novos aviões para substituir a envelhecida frota de Mirage III que equipava a SAAF. O programa de desenvolvimento desta aeronave implicou a introdução de profundas alterações à estrutura do Mirage III e a introdução de diversas melhorias, entre as quais ao nível da aerodinâmica. Quer a versão monolugar, quer a versão bilugar possuíam equipamentos sofisticados e estavam preparadas para transportar armamento produzido no próprio país.

O Atlas Cheetah possui um turborreactor Snecma Atar 9K-50 com 7.200 kg de potência, o que lhe permitia atingir uma velocidade máxima de 2337 km/h aos 12.000 metros de altitude. O seu tecto de serviço é de 17.000 metros. A sua envergadura é de 8,22 m, o comprimento de 15,14 m, a altura de 4,25 m e a superfície alar de 35 m2.

Em termos de armamento, está equipado com dois canhões DEFA de 30 mm, mísseis ar-ar Armscor V3B e V3C Kukri e possuía capacidade para diverso tipo de cargas externas tais como bombas, módulos de apontadores laser e foguetes.

88 Visualizações 1 Total
88 Visualizações

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo