AIDC AT-3A Tzu Chung

Esta aeronave bilugar de treino avançado de voo e utilização de armas foi criada pela empresa AIDC

Esta aeronave bilugar de treino avançado de voo e utilização de armas foi criada pela empresa AIDC – Aero Industry Development Center (Centro de Desenvolvimento de Indústria Aeronáutica) de Taiwan, em colaboração com a Northrop, para a Força Aérea Nacionalista Chinesa de Taiwan (FANC). O seu desenvolvimento iniciou-se em 1975 e com a aprovação do projecto foram fabricados os primeiros protótipos em 1978. Em Setembro de 1980 é efectuado o voo inaugural, após o qual foram produzidas 60 destas aeronaves para a FANC.

Apresentando a tradicional configuração de asas baixas e trem de triciclo, o AT-3A foi equipado com dois turborreactores de duplo fluxo Garrett TFE731-2-2L de 1588 kg de potência, montados em nacelas de ambos os lados da fuselagem. Atinge uma velocidade máxima de 904 km/h aos 11 mil metros, o seu tecto de serviço é de 14.650 metros e possui um raio de acção, com combustível interno, de 2.280 km.

O seu peso vazio é de 3.855 kg, podendo ir até aos 7.940 kg à descolagem. Tem uma envergadura de 10,46 m, um comprimento (incluindo uma sonda) de 12,9 m e uma superfície alar de 21,9 m2.

Foi projectado com espaço no porão para duas metralhadoras de 12,7 mm e possui dois trilhos nas pontas das asas para dois mísseis ar-ar AIM-9 Sidewinder e cinco suportes com capacidade para mísseis ar-terra, canhões e metralhadoras, lança-foguetes, bombas e bombas cluster.

Mais tarde, parte dos AT-3A foram modernizados e equipados com radar e visor frontal HUD (Head-Up Display), dando lugar à versão AT-3B.

A sua manobrabilidade e a grande variedade de artilharia constituem os seus pontos mais apreciados, tendo por isso sido largamente utilizada para treino avançado de voo e para treino de armas.

382 Visualizações 1 Total
382 Visualizações

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo

Flag Counter