Mario Testino

Mario Testino, é um dos fotografo de moda mais importantes e reconhecidos do mundo, nascido  a 30 de Outubro de 1954 em Lima, a capital do Perú, actualmente está estabelecido em Londres, Inglaterra. Mario Testino, é provavelmente, o fotógrafo mais importante dos últimos vinte anos.

Mario Testino

Mario Testino

Mario Testino é um dos mais famosos fotógrafos do mundo. A sua capacidade de compreender e interpretar o espírito cultural e comercial da sua época fez dele um parceiro criativo muito procurado pelas indústrias de moda e beleza. Apesar de suas origens humildes, a sua carreira levou-o a alcançar o sucesso notável no campo da fotografia de moda e é hoje, um dos fotógrafos favoritos das celebridades, designers e revistas de moda em todo o mundo.

É conhecido pelos seus retratos de ícones internacionais, como: Kate Moss, Diana, Princesa de Gales; Gisele Bündchen, Madonna e Gwyneth Paltrow. Mario Testino tem imagens amplamente publicadas nas reconhecidas revistas internacionais como Vogue, Vanity Fair e V Magazine.

Mario Testino, nasceu numa família de classe alta, estudou nos melhores colégios e quando foi para a universidade, primeiro frequentou a Universidade del Pacífico para estudar economia, depois transfere para a Pontifícia Universidade Católica do Peru para estudar Direito, e por fim acabou mudando para os Estados Unidos, para a Universidade de San Diego, Califórnia, onde estudou Relações Internacionais.

Em 1976, Mario Testino mudou-se para Londres para seguir o seu sonho pela fotografia. Naquela época, ele tinha pouco dinheiro e viveu num hospital abandonado com outros ocupantes. Vivia e pagava os seus estudos de fotografia, com algum trabalho temporário como fotógrafo de teatro e como empregado de mesa em restaurantes, todo o dinheiro que ganhava era para a fotografia. Para construir o seu portfólio, frequentemente fotografava no seu tempo livre aos seus companheiros e amigos, alguns dos quais, aspirantes a modelos.

Hoje, as fotografias de Mario Testino aparece regularmente em publicações internacionais de moda, como Vogue, Vanity Fair e V Magazine e é o fotógrafo por trás de algumas das maiores campanhas publicitárias do mundo e das mais belas produções fotográficas para as famosas casas de moda, como Burberry, Calvin Klein, Dolce & Gabbana, Hugo Boss e muitos outros.

O trabalho mais famoso de Mario Testino e talvez o mais reconhecido até hoje, foi um editorial realizado para revista Vanity Fair e foi uma sessão fotográfica à Princesa Diana de Gales em 1997, poucos meses antes de sua morte. Essas fotografias tornaram-se num ícone cultural por ser o ultimo editorial da princesa e porque reflectem e imortalizaram uma princesa Diana glamorosa, descontraído e acessível. E isso, é algo que o mundo não esperava de um membro da família real britânica.

Retrato de Mario Testino á Princesa Diana

Retrato de Mario Testino á Princesa Diana

Após esta sessão de fotos, a carreira de Testino subiu a um novo nível e desde então, a demanda dos seus serviços nunca mais abrandou. Em 2002, a National Portrait Gallery, em Londres abriu uma exposição permanente do trabalho de Testino intitulada “Retratos”, que até à data continua a ser a mais bem-sucedida exposição de todos os tempos.

Apesar do seu enorme sucesso internacional Mario Testino sempre manteve estreitas relações com o Peru. Ele esteve envolvido em projetos de caridade na sua terra natal, especialmente após o devastador terremoto de 2007.

Mario Testino recebeu vários prêmios internacionais, entre outros reconhecimentos pelas suas realizações, incluindo a Medalha Tiradentes do estado do Rio de Janeiro e a maior honra de seu país natal, em 2010, o de Grão-Mestre da Ordem do Mérito, entregue a ele pelo presidente do Peru. Em 2013 recebeu a Ordem do Império Britânico, em reconhecimento pelos seus serviços à fotografia e à caridade.

Na actualidade goza de um grande sucesso e seu trabalho é reconhecido a nível mundial por suas audazes fotografias de moda e imaginativas campanhas publicitárias. Mario Testino reside em Londres, mas viaja constantemente por diferentes países para realizar sessões fotográficas mas nunca deixa de viajar ao Peru para poder ir ver a sua família.

320 Visualizações 2 Total

References:

http://www.mate.pe

Koetzle, Hans-Michael. Fotógrafos de la A a la Z. Taschen. Madrid, 2011.

ROBERTS, Paul G.. MASTERS OF PHOTOGRAPHY Vol 10 – Living Legends. Fashion Industry Broadcast, 2015.

TESTINO, Mario. Mario Testino Portraits. 2002.

TESTINO, Mario; KINMONTH, Patrick. Any Objections? Phaidon, 2004.

320 Visualizações

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo

Flag Counter