Boudoir

Boudoir é uma palavra francesa e pronuncia-se “buduar”, utilizada antigamente, como o nome de um lugar ou quarto privado onde a mulher se vestir, refazia os seus penteados, tomavam banho, retocavam a maquilhagem e, principalmente, podiam conversar livremente sobre assuntos íntimos e femininos.

Hoje em dia, a palavra boudoir, continua a fazer referencia ao mundo íntimo e sensual da mulher, mas foi também, adoptada a um nível internacional, pelo mundo da moda, para fazer referencia a uma crescente mas atemporal tendência de moda onde, de forma parcial ou na totalidade, a roupa interior feminina fica ao descoberto, como parte integral do look.

Normalmente, um look bourdoir, consiste em utilizar e combinar uma bonita peça de lingerie, como um sutiã ou mesmo um corset, com outras peças, de tecidos arrendados ou transparentes e fluidos. Antigamente, na moda, a ousadia se traduzia em peças curtas, justas e decotadas, mas hoje, a estila que impera é dar mais espaço ao jogo das transparências, ou seja, tampar sem esconder.

Boudoir, também é um termo usado no mundo da fotografia para classificar ensaios fotográficos que são extremamente sexy e ousado. Uma sessão fotográfica Boudoir, normalmente é feita em cenários íntimos onde poder recriar um ambiente sexy e intimista, para assim, conseguir, fotografias elegantes que podem ser de carácter romântico ou sensual.

A fotografia boudoir, não consiste de nus, mas sim, em elegância e sedução, através de um estilo intimista e quase burlesco, sensual, delicado e feminino. O foco principal de um fotógrafo boudoir é capturar a mulher no seu mais intimo, registando poses que valorizam o seu tipo de corpo e ressaltando toda a sua sensualidade sem a necessidade de tirar por completa a roupa, nem parecer vulgar.

A tendência ou estilo boudoir tem muito de ousadia e um pouco de fetiche, inspirada no universo íntimo da mulher. Esta tendência de moda, de sensualidade explícita surge por primeira vez na década de 80, quando enamores designer de moda e marcas consagradas, desfilam pelas suas passarelas modelos e modelitos com a lingerie à mostra, muito ao estilo Jean Paul Gaultier e a sua musa, Madona.

Jean Paul Gaultier, é um dos mais importantes criadores de moda desta tendência, as suas colecções e produtos, são um reflexo do estilo boudoir, de sensualidade e ousadia. Gaultier também marcou a História da Moda e do Mundo do Espectáculo, com as suas criações para a tour de Madona, “Blonde Ambition” em 1990. Madona, pode-se dizer, que foi a grande precursora, ousada e destemida deste estilo, continuando ao longo dos anos 90, mostrando e ousando com cada look, que se proponha.

Boudoir_Madona

1ºFoto, Madona na Tour “Blonde Ambition” em 1990 · 2ºFoto, Madona acompanhando a Jean Paul Gaultier, no seu desfile Primavera/Verão de 1995 · Madona no 44th Cannes Film Festival de 1991

Actualmente esta tendência já se banalizou, já não tem o objectivo de chocar e chamar a atenção. Hoje envolvendo um estilo mais vintage e glamoroso, em peças mais românticas e femininas, onde as rendas, os lacinhos, o luxo e as transparências, são o factor chave. As cores utilizadas, são variações do nude, bordéus, preto, branco, e principalmente os tons pastel. A tendência boudoir, é um estilo sensual e intimo da mulher e para a mulher.

Boudoir

Interpretação actual, 2017, do estilo Boudoir

655 Visualizações 1 Total
655 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.