Bordado

Bordado é uma forma de criar à mão ou à máquina desenhos e figuras ornamentais em um tecido, utilizando para este fim diversos tipos de ferramentas como agulhas, fios de algodão, de seda, de lã, de linho, de metal etc., de maneira que os fios utilizados formem o desenho desejado, com a finalidade de decorar ou identificar outro objecto sobre o qual ele pode ser fixado ou apenas sobreposto.

A História mostra, que o bordado originou-se na pré-história, o primeiro ponto utilizado foi o ponto cruz, os nossos ancestrais, que moravam em cavernas, começaram a utilizar a técnica do ponto cruz, com agulhas feitas de ossos e o fio feito de fibras de vegetais ou tripas de animais, eles costuravam as suas vestes, que eram feitas da pele dos animais caçados para alimentação. Estima-se que já naquele tempo as roupas começaram a ser adornadas com bordados, juntamente com artigos de suas casas.

Aprende-a-bordar

Bordado, ponto cruz

Existem relatos de que o bordado seja tão antigo quanto a humanidade e de que o bordado com aplicações já era apreciado pelo homem há 30 mil a.C. A base disso seria um fóssil, encontrado na Rússia, que tinha as vestes adornadas com grânulos de marfim.

Na Bíblia muitas vezes são feitos referências ao bordado. As civilizações antigas que habitaram as margens do rio Eufrates, difundiram muito o bordado. Se prestarmos atenção nos monumentos da Grécia antiga 2.000 AC à 300 AC veremos que as túnicas das esculturas eram forradas de bordados.

Como a maioria das outras artes têxteis e dos trabalhos com agulhas, várias técnicas da arte dos bordados surgiram no Oriente Médio. A arte dos bordados manuais com suas variadas técnicas, ainda é bastante utilizada nos dias actuais em todo o mundo. Podemos encontrar belos bordados confeccionados pelas civilizações antigas no Antigo Egipto, China, Pérsia, Índia e Inglaterra.

No início do século XX, surgiu o bordado a máquina. Feito em máquina de costura doméstica recta a pedal, que ainda é utilizado. Mas, este tipo de bordado requer bastante trabalho por parte do bordador, que tem de movimentar braços e pernas para bordar e tem pouco rendimento comparado a outras formas de bordar. Na década de 50 surgiu o bordado em máquina de costura zig-zag industrial, garantindo uma produtividade maior. Exigindo do bordador, entretanto, mais habilidade e agilidade, pois o movimento do bastidor tem que ser feito de forma manual.

Acompanhando a evolução tecnológica no mundo, na década de 80 surgiram as bordadeiras electrónicas profissionais e industriais. Acompanhadas de softwares de criação aliaram ao antigo prazer de bordar a facilidade, a praticidade, a produtividade e a elevação da renda. Desde seu surgimento, as bordadeiras electrónicas e os softwares de criação de bordados têm sido aprimorados constantemente. A cada ano surgem novos modelos com mais recursos para facilitar o trabalho dos bordadores. A partir das bordadeiras electrónicas cresceu muito o número de homens envolvidos no trabalho de bordados, tanto na parte de software quanto na operação das máquinas.

O bordado industrial como o próprio nome já diz é dirigido à indústria da confecção.

Com máquinas que produzem múltiplos bordados iguais ao mesmo tempo. Essas máquinas são encontradas em grandes confecções ou empresas de bordados que normalmente prestam serviços somente para clientes com grandes produções.

No trabalho com bordados profissionais dispõe-se de um grande e variado campo de trabalho. Para muitas pessoas é a oportunidade de iniciar seu próprio negócio, mesmo sem experiência. Para outras a possibilidade de incrementar sua empresa de confecção. O bordado profissional é um negócio que pode ser iniciado em casa, como empresa informal, o que facilita muito a oportunidade de trabalho pois minimiza os custos. A área de actuação é vasta, pode-se prestar serviços de bordados personalizados para particulares como: bordados de nomes em toalhas, fraldas, camisetas, lençóis, etc. Pode-se também prestar serviços de personalização de uniformes para empresas, escolas, camisetas de grupos (turismo, igrejas, estudantes, terceira idade); É possível também montar quiosques de bordados em centro comercial, supermercado ou aeroporto ou ainda prestar serviços de personalização para pequenas empresas de confecção.

O bordado é uma arte milenar que, mesmo tendo passado por várias transformações nos seus processos de fabricação, não perdeu a sua essência.

Cada País tem seu estilo de bordar, fruto da sua cultura e dos seus valores, reproduzindo a sua tradição, identificando a sua história.

bordado_de_castelo_branco

Bordado de Castelo Branco

Em Portugal existem bordados com características únicas de acordo com a sua origem:

Bordado de Castelo Branco

Alinhavados de Nisa ou crivos de Nisa

Bordado de Terra de Sousa (Felgueiras)

Bordado de São Miguel – Açores

Bordado de Caldas da Rainha

Bordado de Óbidos

Bordado de Tibaldinho

Bordado da Lixa (Portugal)

Bordado de Guimarães

Bordado de Viana do Castelo

Bordado da Madeira

863 Visualizações 5 Total
863 Visualizações

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo

Flag Counter