Bill Blass

Breve biografia de Bill Blass, estilista Norte-Americano que iniciou a sua carreira após a Segunda Guerra Mundial.

Nome: Bill Blass

Data de nascimento: 22 de Junho de 1922

Local de nascimento: Fort Wayne, Estados Unidos da América

Data de morte: 12 de Junho de 2002

Local de morte: Conneticut, Estados Unidos da América

Ocupação: estilista

Biografia de Bill Blass

Filho de Ralph Aldrich Blass, um caixeiro viajante, e Ethyl Easter, modista, Bill Blass nasceu a 22 de Junho de 1922 em Fort Wayne, no estado do Indiana, Estados Unidos da América. Desde cedo mostrou gosto e dom para o desenho, enchendo os seus cadernos escolares de esboços de estrelas de Hollywood. Mais tarde, com quinze anos, começou a costurar e a vender os seus próprios vestidos de cerimónia. Aos dezassete anos, depois de juntar dinheiro para tal, mudou-se para Manhattan e começou a estudar Design de Moda. No ano seguinte, torna-se o primeiro homem a ganhar o prémio Mademoiselle’s Design for Living. Em 1942, Bill Blass ingressa no Exército, no seguimento da Segunda Guerra Mundial e da tentativa dos Aliados em combater o Exército Alemão.

Depois da guerra, Bill regressa a Nova Iorque, trabalhando com variados estilistas famosos até que, em 1960, criou a sua própria marca: “Bill Blass for Maurice Rentner”. Em 1970, Bill Blass compra a marca Rentner, transformando-a em Bill Blass Ltd.  Na sua marca, o estilista apostou numa linha feminina que juntava a estética desportiva ao glamour.

Ao longo dos anos, Bill criou peças para variadas celebridades, incluindo a primeira-dama Americana Barbara Bush e a jornalista Barbara Walters. Para além das peças de roupa, Bill Blass associou à sua marca uma variada gama de produtos, desde carros a fragrâncias e uniformes para companhias aéreas, o que fez com que, no final dos anos 90, a sua marca tivesse vendas no valor de centenas de milhões de dólares.

Bill faleceu a 12 de Junho de 2002, em New Preston, no Conneticut, vítima de um cancro na garganta que lhe tinha sido diagnosticado dois anos antes. Desde a sua morte, a marca Bill Blass passou por algumas dificuldades, tendo conhecido vários directores criativos e chegando mesmo a fechar temporariamente as portas. Na Primavera de 2014, o designer Chris Benz tornou-se director criativo da marca e lançou uma nova linha.

Bill Blass

Bill Blass

189 Visualizações 6 Total

References:

http://www.biography.com/people/bill-blass-9215129

189 Visualizações

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo