Vítor Cordon

Quem foi Vitor Cordon

vitor-cordonVictor Cordon (Estremoz, 15 de Março de 1851 – Mafra, 15 de Agosto de 1901), foi um oficial do Exército Português que se destacou no reconhecimento da região do Niassa no interior da África Oriental.

Assentou praça como voluntário em 1871 e em 1877 partiu para Angola com a patente de alferes. A sua missão era a gestão da construção da linha telegráfica do Quanza a Luanda. Em 1882 foi nomeado governador do Ambriz e do Novo Redondo e foi-lhe também confiada a construção da ponte sobre o rio Lucala. Em Junho de 1888, já promovido a tenente, parte para Moçambique com o objetivo de explorar a região do vale do Zambeze e afirmar aí o domínio português. Nas suas viagens consegue obter para o rei de Portugal a vassalagem dos régulos de Chipuzil e de Maconde e de vários outros régulos da margem esquerda do Zambeze. Em dezembro de 1889 chega a Quelimane mas, no mês seguinte, quando se preparava para partir para a Beira com Paiva de Andrade a fim de explorar a região de Manica, recebe ordem de regresso a Portugal devido ao Ultimatum inglês de Janeiro de 1890.

Quando chega a Lisboa em 20 de Abril de 1890 e, no fervor patriótico que se seguiu ao Ultimatum, a Câmara dos Deputados proclamou-o benemérito da pátria e foi agraciado pelo Governo com o grau de cavaleiro da Ordem Militar da Torre e Espada, do Valor, Lealdade e Mérito.

Promovido a capitão em Janeiro de 1891, encontrava-se na Escola de Infantaria em Mafra a frequentar o curso para major, quando faleceu.

184 Visualizações 2 Total
184 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo