Rosa Luxemburgo

Breve biografia de Rosa Luxemburgo

Rosa Luxemburgo (1870 – 1919) foi uma política economista e doutrinária do socialismo alemão.

De origem polaca, e após ter obtido a sua licenciatura em Economia Política e de ter participado na Revolução Russa de 1905, emigrou aos 25 anos para a Alemanha, onde se tornou membro da ala radical do Partido Social-Democrata e combateu as políticas de direita.

Juntamente com Liebknecht fundou o grupo Spartakus, uma organização clandestina que daria origem ao Partido Comunista Alemão.

Durante a I Guerra Mundial, dado que se opunha a quaisquer práticas bélicas, foi encarcerada várias vezes, vindo a ser libertada no término da mesma.

No entanto, voltou a ser presa na sequência do fracasso da revolução Espatarquista em nome da sua organização, acabando por sucumbir, no dia 15 de janeiro de 1919, aos maus tratos dos quais fora vítima enquanto era levada para a prisão.

Rosa Luxemburgo deixou-nos um legado importantíssimo, na medida em que foi uma das teóricas marxistas mais originais, formulando, pela primeira vez, as teorias sobre o imperialismo que, na verdade, foram mais tarde desenvolvidas por Lenine. Ainda criticou o excessivo centralismo democrático dos partidos operários.

Das suas obras, destacam-se «Reforma ou Revolução?» (1899), «Greves de Massas» (1906), «A Revolução Russa» (1910) e «A Acumulação do Capital» (1913).

6 Visualizações 1 Total
6 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.