Istiqlal (Partido Político Marroquino)

O que é o Istiqlal

IstiqlalO Istiqlal é um partido político de Marrocos, fundado em 1943 com o objetivo de conseguir a independência relativamente ao Império Francês. O partido, de ideologia nacionalista e que contém um misto de elementos conservadores e radicais, vai buscar a maioria dos seus adeptos à população urbana, aos intelectuais e a parte dos movimentos sindicalistas.

Até à independência de Marrocos em 1956, o partido era proibido pela França, funcionando na clandestinidade. O seu primeiro congresso realizou-se em Rabat, em novembro de 1955, onde desafiou a administração francesa ao reconhecer como chefe de Estado apenas Sidi Mohammed Ben Yussef, sultão de Marrocos. Nesse mesmo ano junta-se à Frente de Libertação Nacional (FLN) argelina para formar o Exército de Libertação do Norte de África, que tinha como pretensão expulsar os franceses se necessário através de uma ação militar.

Após a independência em março de 1956, o partido consegue a maioria de lugares nos governos de Si Bekkai (novembro de 1955 a abril de 1958) e de Ahmed Balafrei (maio a novembro de 1958). Contudo, as discordâncias no interior do partido, que levaram a ala de esquerda, liderada por Mehdi Ben Barka, a separar-se do partido para formar União Socialistas das Forças Populares em Janeiro de 1960, enfraquecendo-o. A crise política que daí resultou, foi uma das razões que levou Muhammed V a distanciar a figura do rei dos partidos, elevando-o a um papel arbitral, o que levou a um importante reforço da monarquia. O surgimento de um novo partido organizado por Hassan II enfraqueceu ainda mais o Istiqlal, sendo atualmente um partido com votações em torno do 10%.

86 Visualizações 2 Total
86 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo