Eufrates

Apresentação do Rio Eufrates: Com uma extensão de 2720 km, Eufrates é o maior rio da Ásia Ocidental. Nasce nos Montes Arménios da Turquia, entre o…

Apresentação do Rio Eufrates

Com uma extensão de 2720 km, Eufrates é o maior rio da Ásia Ocidental. Nasce nos Montes Arménios da Turquia, entre o Mar Negro e o Lago Van. Na sua parte inicial tem dois braços – o Kara, com a nascente perto de Erzurum, e o Murat, próximo do monte Ararat – que correm para sudoeste e se unem perto de Keban para formar o Eufrates propriamente dito (conhecido como Firat na Turquia e como Al Furat nos países árabes).

O rio atravessa a Turquia ao longo de 1.096 km antes de atravessar o deserto da Síria no sentido noroeste sueste. Depois da cidade fronteiriça síria de Abu Kamal, o Eufrates penetra no Iraque. Finalmente, junta-se ao Tigre um pouco antes de Al Quenah para formar o Chatt El-Arab, cerca de 60 km a noroeste de Baçorá.

Navegável apenas por barcos de pequeno calado, o Eufrates é utilizado para irrigação na Síria e no Iraque. Juntamente com o Tigre foi berço de algumas das mais antigas civilizações, entre as quais as civilizações da Babilónia, Suméria e Ur.

262 Visualizações 1 Total
262 Visualizações

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo

Flag Counter