Gostaria de ser nosso colaborador?

É especialista em alguma das áreas de conhecimento presentes na nossa enciclopédia? Tem gosto pela escrita? Gostaria de ser editor numa enciclopédia em português, integralmente escrita por especialistas? Gostaria de partilhar conhecimento?

Se a sua resposta é sim, então envie-nos o seu CV para geral@knoow.net para que possamos analisar e enviar mais detalhes sobre a forma de colaboração.

 

Áreas para as quais procuramos especialistas:

  •  Biologia
  •  Economia
  •  História
  •  Medicina
  •  Medicina Veterinária
  •  Filosofia
  •  Sociologia
  •  Contabilidade
  •  Direito
  •  Mecânica
  •  Química
  •  Física
  •  Matemática

 

Dia das Mães (ou Dia da Mãe)

Apresentação do Dia da Mãe: história e origens do Dia da Mãe; comemoração do Dia da Mãe em diversos países, culturas e civilizações; sugestões de presentes para o dia da mãe…

dia-da-mae-1

Apresentação do Dia das Mães

O Dia da Mãe, também designado de Dia das Mães, é uma data comemorativa criada para homenagear as mães de todo o mundo. A data de comemoração varia de país para país, sendo fixa em alguns deles e variável em outros. Nos países lusófonos, comemora-se em Maio, sendo no primeiro domingo do mês em Portugal, Angola, Moçambique e Cabo Verde, e no segundo domingo do mês no Brasil.

.

História do Dia da Mãe

As primeiras comemorações e homenagens à mãe e à maternidade são encontradas na Grécia Antiga, onde o início da primavera era festejado em honra de Rhea, a mãe dos deuses. A partir da Grécia, o costume de adorar a mãe Rhea nos fins de Março estendeu-se a toda a Ásia Menor. Nesse dia eram feitas oferendas à deusa, homenageando assim todas as mães. Posteriormente, por volta do ano 250 a.C, os Romanos adotaram também este costume de celebração da maternidade – em Roma os festejos decorriam entre 15 e 18 de março, altura em que se homenageava Cibele, a mãe dos deuses no panteão da mitologia romana.

No início do cristianismo foi também adotado o costume de homenagear as mães e a maternidade, tendo sido criada uma festa de celebração em honra da Virgem Maria, a mãe de Jesus. A celebração da maternidade ganha assim um caráter cristão que rapidamente se espalha por todo o Império Romano entretanto cristianizado.

Contudo, comemorações do Dia da Mãe mais semelhantes ao que acontece atualmente surgem apenas no século XVII em Inglaterra.  Nessa altura, durante as missas do chamado “Domingo das Mães”, que acontecia no quarto domingo da Quaresma, os filhos homenageavam as suas mães oferecendo-lhes presentes. E aqueles que viviam ou trabalhavam longe ganhavam o dia e eram autorizados as visitar as duas mães nesse domingo.

Nos Estados Unidos, a criação o oficialização de um dia dedicado às mães deve-se em muito a Anna Jarvis, filha de Ann Jarvis, que em 12 de maio de 1907 cria um memorial à sua mãe e inicia uma campanha para que esse dia fosse reconhecido como um feriado oficial dedicado a todas as mães. Ann Jarvis participou ativamente na prestação de serviços comunitários durante a Guerra Civil Americana, tendo criado organizações de mulheres para a diminuição da mortalidade infantil e para a prestação de cuidados médicos aos feridos da guerra, tendo sido um exemplo para todas as mulheres da altura. Os esforços da sua filha tiveram êxito, quando em 8 de maio de 1914 é aprovada pelo Congresso dos Estados Unidos uma lei que declara o Dia da Mãe como festa nacional. Logo no dia seguinte o presidente Thomas Woodrow Wilson proclama que nesse dia todos os edifícios públicos deveriam ser decorados com bandeiras, pelo que que o dia 9 de maio de 1914 é geralmente considerado como o primeiro dia em que nos tempos modernos foi comemorado pela primeira vez o Dia da Mãe. Após estes acontecimentos, muitos outros países seguiram o exemplo norte-americano, incluindo o Dia da Mãe nos seus calendários oficiais.

.

Dias da Mãe pelo mundo

Não existe uma data comum para todos os países do mundo. E até num mesmo país a data pode já ter sido diferente daquela em que é comemorado atualmente – é o caso de Portugal, onde o Dia da Mãe já foi celebrado a 8 de dezembro (dia da Imaculada Conceição) e atualmente é celebrado no primeiro domingo de maio. Apresenta-se abaixo um quadro em que são apresentadas as datas de comemoração do Dia da Mãe e diversos países:

.

Datas fixas

Data País
03 de Março Geórgia
08 de Março Albânia, Rússia, Sérvia, Montenegro, Bulgária, Roménia , Moldavia, Butão
21 de Março Egito, Síria, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Kuwait
07 de Abril Grécia
10 de Maio México, Guatemala, Bahrein, Índia, Malásia, Qatar, Singapura
15 de Maio Paraguai
26 de Maio Polônia
27 de Maio Bolívia, República Dominicana
08 de Junho Luxemburgo
12 de Agosto Tailândia
15 de Agosto Bélgica e Costa Rica (Assunção de Maria)
03 de Novembro Timor Leste
08 de Dezembro Panamá (não oficial)

.

Datas Variáveis

Data País
Segundo Domingo de Fevereiro Noruega
Primeiro Domingo de Maio Lituânia, Hungria, Cabo Verde, Espanha, Moçambique, Angola, Portugal
Segundo Domingo de Maio África do Sul, Austrália, Bélgica, Brasil, Chile, China, Colômbia (exceto na cidade de Cúcuta), Dinamarca, Alemanha, Estónia, Panamá,Grécia, Itália, Japão, Canadá, Cuba, Países Baixos, Nova Zelândia, Áustria, Peru, Suíça, Formosa, Turquia, EUA, Venezuela, Finlândia, Hong Kong, Letónia
Último Domingo de Maio Colômbia (só na cidade de Cúcuta), França (se coincide com Pentecostes, é transferido para o primeiro domingo de Junho), Suécia
Terceiro Domingo de Outubro Argentina, Bielorrússia
Início do Mês de Outubro Índia
Primeiro Dia da Primavera Palestina, Líbano

.

Sugestões de prendas para as mães

As mães são mulheres, e enquanto mulheres muito mais importante do que as prendas em si, são as manifestações de carinho e sobretudo a surpresa. E quando vindas dos próprios filhos, essas manifestações de carinho ganham ainda maior relevância. Assim, para que um presente seja sentido como uma manifestação de carinho, é essencial que exista algum esforço prévio de adequação daquilo que se oferece relativamente ao momento, expetativas e gostos de quem é homenageado. São dados abaixo alguns exemplos de presentes que podem ser oferecidos às mães neste dia que lhes é tão querido e repleto de significado:

Para as mães que gostam de moda / beleza

  • Carteira ou mala de senhora
  • Jóias, adornos pessoais
  • Produtos de cosmética e/ou perfumes

Para as mães que gostam de decoração

  • Flores e plantas decorativas
  • Moldura com fotografia com os filhos ou com os netos

Para as mães que gostam novas tecnologias

  • Smartphone
  • Capa personalizada para smartphone
  • Vídeo com testemunho dos filhos e/ou netos

Para as mães que gostam de cozinhar

  • Workshop de culinária
  • Cesto de produtos gourmet
  • Máquina de café
  • Robô de cozinha
  • Loiça decorativa

Para as mães que gostam de viajar / passear

  • Livros de viagens
  • Bilhetes para uma viagem ou passeio
  • Levar a mãe a passear a um local que ela goste
  • Conjunto de malas de viagem
  • Passeio de barco

.

Frases e citações dedicadas às mães

“Deus não pode estar em todos os lugares e por isso fez as mães”
Ditado Judaico

“A mãe compreende até o que os filhos não dizem”
Texto Judaico

“Minha mãe foi a mulher mais bela que jamais conheci. Todo o que sou, lho devo a minha mãe. Atribuo todos meus sucessos nesta vida ao ensino moral, intelectual e física que recebi dela”
George Washington

“O coração das mães é um abismo no fundo do qual se encontra sempre um perdão”
Honoré de Balzac

“Pode secar-se, num coração de mulher, a seiva de todos os amores; nunca se extinguirá a do amor materno”
Júlio Dantas

“Se fosse possível descobrir o primeiro e verdadeiro germe de todos os afectos elevados e de todas as acções honestas e generosas de que nos orgulhamos, encontrá-lo-íamos quase sempre no coração da nossa mãe”
Edmondo Amici

“Ser mãe não é uma profissão; não é nem mesmo um dever: é apenas um direito entre tantos outros”
Oriana Fallaci

851 Visualizações 2 Total
851 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.