Berserker

O Berserker era um guerreiro nórdico que baseava a sua acção combativa no Deus Ódin.

Enquadramento do conceito de Berserker.

O Berserker era um antigo guerreiro das tribos nórdicas, teve especial relevância nos registos contemporâneos à Era Viking. A luta, coragem, glória e a morte em combate, eram pressupostos basilares na mitologia nórdica.

Esta postura belicista tinha o seu zénite no guerreiro Berserker, enquadrando-se num culto ao Deus Ódin, extrapolando as fronteiras na mera perspectiva guerreira e entrando no campo do culto religioso – numa espécie de culto-guerreiro. Um guerreiro Berserker era reconhecido pela sua ferocidade em combate, inclusivamente pelos seus pares Vikings que semeavam o terror pela Europa.

A origem da palavra não é plenamente conhecida, especula-se que o seu significado possa estar associado com a indumentária utilizada por um Berserker, pele de urso ou lobo, ou por combaterem sem qualquer peça de vestuário no trono. Em combate atiravam-se ferozmente sem camisa contra as linhas inimigas.

Embora mais amplamente presentes nas fontes históricas da Época Medieval, existem registos na Época Clássica sobre a ferocidade de determinados guerreiros nórdicos/ germânicos como descrito por Tácito.

Como culto religioso existiam muitos mitos associados com esta estirpe guerreira, dizia-se que a sua pele tinha a capacidade de resistir a espadas e flechas. Alguns investigadores modernos acreditam que a ferocidade demonstrada por estes combatentes em batalha podia estar associada ao consumo de ervas alucinogénicas ou bebidas alcoólicas.

De forma a um aspirante puder tornar-se um Berserker teria que passar por um conjunto de rituais, essencialmente centrados no combate. Muitos destes rituais poderiam conduzir á morte do aspirante.

O declínio do Berserker esteve associado ao fim da Era Viking e conversão dos reinos nórdicos ao cristianismo. Actualmente é um elemento fundamental na cultura popular. Várias bandas inspiram-se nas sagas Berserkers para compor músicas, e é possível encontra referências a este culto-guerreiro no mundo cinematográfico, séries, videojogos, animes ou banda desenhada.

173 Visualizações 4 Total
173 Visualizações

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo

Flag Counter