Anton Drexler (1884-1942)

Considerado o pai do Partido Nazista, Anton Drexler foi um dos tutores de Adolf Hitler. Apesar da sua grande ocupação, morreu esquecido e afastado do poder.

Quem foi Anton Drexler?

Nascido em Munique, na Alemanhã, no dia 13 de junto de 1884, Anton Drexler foi um dos maiores líderes políticos alemães da década de 1920. Visto como de extrema direita, ele é considerado o criador do Partido Nazista.

Antes do surgimento do partido nazista, Anton Drexler fundou o partido dos trabalhadores alemães (Deutsche Arbeiterpartei – DAP).

Anton Drexler

Biografia

No início da vida adulta, Anton Drexler se tornou um engenheiro mecánico, especializado no fabrico de peças de comboios. Também foi serralheiro dutante a Primeira Guerra Mundial. Após ganhar certa influencia junto dos trabalhadores, em 1918, Anton Drexler fundiu o partido dos trabalhadores livres, mais conhecido como Partido dos Trabalhadores Alemães Pan-alemães e Antisemitas (Deutsche Arbeiterpartei – DAP).

Na altura, o político iniciante da extrema-direita, já era contra o sionismo. Amigo e mentor de Adolf Hitler, Anton Drexler era também um manifestante e agitador. Hitler, entretanto, só foi aceito como membro do partido em 12 de setembro de 1919. Em menos de uma semana, ele recebeu um cartão postal de Drexler confirmando o acontecimento e convidando-o para participar de uma das famosas reuniões do DAP.

Foi Anton Drexler que introduziu Hitler ao livro My Political Awakening. Em 1920, Hitler, com a ajuda de Drexler, organiza a maior reunião do DAP até então, contando com duas mil pessoas. Foi neste dia, em Munique, que o líder nazista anunciou seu manifesto, escrito com a ajuda de Drexler e Gottfried Feder. No mesmo dia, o partido foi renomeado para Partido Nazista (Nationalsozialistische Deutsche Arbeiterpartei – NSDAP).

O caminho entre os dois políticos bifurcou-se pouco depois, quando, em 1921, houve um desentendimento dentro do NSDAP. O grupo do partido se dividiu em dois, uma parte, incluindo Hitler, resignou-se. Drexler permaneceu na delegação em Munique, mas acabou por receber um cargo apenas figurativo dentro do partido.

Após isso, Anton Drexler chegou a ser utilizado pelo partido como propaganda, mas nunca mais fez parte activamente do poder. Faleceu, em parte esquecido, em fevereiro de 1942.

534 Visualizações 1 Total

References:

Snyder, Louis L. (1998). Encyclopedia of the Third Reich. Ware, Hertfordshire, Wordsworth.

534 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo