Angela Davis

Angela Davis é uma ativista política estadunidense, conhecida pela militância junto aos movimentos contra o racismo e a favor dos direitos das mulheres.

Angela Davis é uma ativista política, professora e filósofa norte-americana, militante pelos direitos das mulheres e das pessoas negras. Ela foi membro do Partido Comunista dos Estados Unidos e do Partido dos Panteras Negras na década de 1970, além de personagem de um dos mais famosos e polêmicos julgamentos criminais da história dos Estados Unidos.

Angela Yvonne Davis nasceu no dia 26 de janeiro de 1944, na cidade de Birmingham, nos Estados Unidos. A cidade de Birmingham pertence ao estado do Alabama, um dos estados mais racistas do sul dos Estados Unidos. Angela nasceu durante o período em que vigorava a lei Jim Crow, uma das leis mais segregacionistas dos Estados Unidos, um dos motivos que a fez sofrer inúmeras humilhações em sua cidade natal.

Aos 14 anos, Angela participou de um intercâmbio entre colégios dentro dos Estados Unidos. O projeto oferecia bolsas de estudo a estudantes negros do sul do país para que estudassem em escolas do norte. Dessa forma, Angela Davis estudou no Greenwich Village, em Nova York. Lá foi ao encontro de ideias comunistas e socialistas e participou de uma organização de jovens estudantes que se declarava comunista.

Angela Davis: um dos maiores julgamentos do século XX

Foi durante o verão de 1970 que Angela Davis passou pelas situações mais complicadas de seu ativismo político. Ela militava junto ao Partido dos Panteras Negras no intuito de obter o apoio da sociedade para libertar outros três militantes do partido, que estavam na prisão de Soledad, em Monterey: George Jackson, Fleeta Drumgo e John Clutchette

No dia 7 de agosto daquele ano, o irmão de 17 anos de George, Jonathan Jackson, em parceria com outros jovens militantes, interrompeu um julgamento em um tribunal. Jonathan e os comparsas sequestraram o juiz, o promotor e membros do júri. Antes de fugirem em uma van, ele exigiu que o irmão e os outros dois presos com ele em Soledad fossem soltos até as doze horas e trinta minutos daquele dia em troca dos reféns.

Durante a perseguição que se seguiu ao grupo, houve um tiroteio. Jonathan e um dos outros militantes foi morto, assim como o juiz Harold Haley. O promotor ficou paraplégico ao levar um tiro. A arma usada por Jonathan estava registada no nome de Angela Davis.

O estado da Califórnia decretou a prisão de Angela Davis ainda no verão de 1970. Ela fugiu do estado e desapareceu por dois meses. Foi alvo de uma das maiores caçadas humanas dos Estados Unidos, que foi noticiada diariamente pela mídia. Angela foi presa em outubro.

Angela Davis era uma mulher negra, culta e jovem, bem assessorada por uma equipe de advogados de extrema qualidade. O julgamento que se seguiu à prisão durou dezoito meses e recebeu atenção completa da imprensa. Durante os infindáveis debates na corte não se falou apenas nas acusações contra ela, mas também sobre a antiga questão racial norte-americana, que foi trazida à tona por Angela e sua equipe de advogados. Diariamente ocorriam manifestações fora do tribunal e em todo o território dos Estados Unidos a favor da sua libertação e absolvição.

angela davis

Após os dezoito meses de julgamento e de ter sido a terceira mulher a integrar a lista dos dez fugitivos mais procurados dos Estados Unidos até aquele momento, Angela Davis foi absolvida de todas as acusações. O impacto do ativismo político e social de Angela na época, além do próprio julgamento, foi tão grande que músicas foram compostas em sua homenagem. John Lennon e Yoko Ono compuseram “Angela”, e os Rolling Stones gravaram “Sweet black angel”, uma canção que pedia a libertação de Angela e falava de seus problemas com a justiça.

Angela Davis foi candidata a vice-presidente dos Estados Unidos em 1980 e em 1984, em parceria com Gus Hall, mas recebeu pouquíssimos votos. Atualmente dá palestras e discursos no meio acadêmico contra o racismo nos Estados Unidos, bem como a pena de morte no estado da Califórnia.

angela davis

361 Visualizações 2 Total

References:

http://www.history.com/topics/black-history/angela-davis

361 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo