Abu-Nidal

Quem foi Abu-Nidal

Abu-Nidal (Jaffa, maio de 1937 – Bagdad, 16 de agosto de 2002) foi um líder palestiniano, considerado terrorista em diversos países ocidentais, incluindo Estados Unidos, Canadá e União Europeia.

No fim da década de 1950, Abu-Nidal juntou-se à OLP (Organização de Libertação da Palestina) liderada por Yasser Arafat. Mais tarde afastar-se-ia da organização independentista por considerar os seus métodos demasiado suaves. Em 1973 fundou o seu próprio movimento nacionalista (a  Fatah – Conselho Revolucionário) e organizou várias ações contra os árabes que considerava traidores à causa palestiniana, incluindo os membros mais moderados da OLP. De entre as suas ações terroristas, prepetadas em mais de 20 países, destacam-se o assassinato de Issam Sartawi em 1983 no Algarve e os ataques aos aeroportos de Roma e de Viena, em 27 de Dezembro de 1985, os quais causaram 20 vítimas mortais.

Abu Nidal morreu baleado no seu apartamento de Bagdad, em 16 de agosto de 2002, executado, segundo fontes palestinianas, por ordens de Saddam Hussein, enquanto fontes oficiais iraquianas informaram que ele cometera suicídio durante um interrogatório.

186 Visualizações 2 Total
186 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo