Abissínia

O que significa Abissínia

Abissínia, que deriva de Habesha, é, em bom rigor, uma etnia cujas origens remontam ao povo que habitou o ‘Corno de África’ no primeiro milénio a.C e que aí fundou o reino D’mt em meados do séc. VIII a.C. Mais tarde, em meados do século II a.C, os Habesha fundaram e governaram durante quase 1400 anos o próspero reino de Aksum (ou Axum). Na sua máxima extensão, o reino de Aksum ocupava o que é hoje o norte da Etiópia, a Eritreia e parte do Iémene (este último localizado na Península Arábica), tendo sido durante séculos um dos reinos mais poderosos e prósperos da região do Mar Vermelho.

Mais tarde o termo Abissínia passou a ser utilizado também para designar o Império Etíope que nasceu por volta de 1270, altura em teve início a Dinastia Salomónica que se afirmava descendente direta do rei Salomão. A Abissínia, que ocupava os territórios da atual Etiópia e Eritreia, durou aproximadamente 700 anos, foi o único Estado africano a resistir à Partilha da África pelas potências coloniais do século XIX. Atualmente, o termo Abissínia é ainda utilizado como sinónimo de Etiópia.

54 Visualizações 2 Total
54 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo