Abderramão I

Quem foi Abderramão I (731-788)

Abderramão I (Damasco, março de 731 – Córdova, 30 de setembro de 788) foi um membro da dinastia omíada, emir de Córdova entre 756 e 788 e fundador do Emirado de Córdova. Foi um dos poucos membros da dinastia omíada a escapar ao massacre dos Abássidas em Abú Futrus no ano 750. Após cinco anos de viagens e aventuras pela Arábia e Norte de África, chega à Hespanha e, com o apoio dos iemenitas que na altura viviam na região, funda o Emirato de Córdova que viria a conquistar toda a Península (ver Conquista Árabe da Península Ibérica).

Após a conquista do território institui três regiões militares, cada uma das quais liderada por um governador dotado de amplos poderes: as Fronteiras Superior, Média e Inferior, cujas capitais era, respetivamente, Saragoça, Toledo e Mérida. Esta estratégia de consolidação do seu poder viria, contudo, a revelar-se perigosa dado que por diversas vezes teve que intervir para anular as pretensões independentistas destas regiões militares.

952 Visualizações 2 Total
952 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.

 

 

Knoow - a divulgar conhecimento pelo mundo