Ábaco

O que é um Ábaco

O ábaco é um antigo instrumento mecânico utilizado para fazer cálculos matemáticos simples como a soma, a subtracção, a multiplicação e a divisão, ou na resolução de diversos problemas com fracções e raízes quadradas. Embora apresente ligeiras diferenças de civilização para civilização, na sua essência e funcionamento, este instrumento é muito semelhante. O mais conhecido é o ábaco chinês que é formado por uma moldura retangular em madeira, com bastões ou arames colocados paralelamente no sentido vertical, em que cada um corresponde a uma posição digital (unidades, dezenas, centenas, milhares, etc.), nos quais estão as contas (fichas ou esferas) que deslizam sobre os ditos bastões ou arames. Uma régua separa a esquadria em duas secções: na secção superior deslizam duas contas representando cada uma o valor cinco; cada uma das cinco contas da secção inferior representa o valor um; a coluna mais à direita é a coluna das unidades, a coluna adjacente à sua esquerda é a coluna das dezenas, a seguinte a das centenas e assim sucessivamente.

Pensa-se que o ábaco mais antigo tenha surgido na Mesopotâmia há mais de 5.5oo anos, sendo considerado o mais antigo instrumento de cálculo existente. Mais tarde este foi aperfeiçoado pelos egípcios, gregos e pelos romanos. Mas é na China que o instrumento ganha maior complexidade, chegando até aos dias de hoje. Nas civilizações americanas pré-colombianas existiam também instrumentos semelhantes a ábacos com princípios de cálculo idênticos aos ábacos do ‘velho-mundo’. Na Europa foi amplamente utilizado até ao século XIX, altura em que caiu em desuso pela introdução do cálculo mental e do uso do lápis e do papel.

130 Visualizações 2 Total
130 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.